4 dicas para o bom funcionamento do relógio de ponto

Garantir o bom funcionamento do relógio de ponto atualizado é muito importante, uma vez que esta ferramenta faz o registo das horas trabalhadas.

Como já falamos em alguns artigos o registo de assiduidade é obrigatório por lei em Portugal, sendo por si só um argumento que deverá levar à aquisição deste produto, existem muitas razões para usar um sistemas de controlo de ponto.

No entanto para que possa usufruir destas vantagens é importante manter o bom funcionamento do relógio de ponto.

Como tal vamos ajuda-lo a usufruir az 100% do seu sistema de assiduidade.

1 – Homologado com a legislação

Como todos os equipamentos que registam dados pessoais, o relógio de ponto deve seguir as regras estabelecidas pela lei.

Assim da mesma forma que é obrigado a registar entradas, intervalos e saídas dos seus funcionários, também deverá garantir o cumprimento das restantes normas ao uso destes equipamentos.

Algumas normas a considerar são:

    1. Cumprimento de proteção de dados
    2. Idoneidade e necessidade do meio utilizado para o registo de ponto
    3. Não descriminação ou violação do dever de respeito ao trabalhador

2 – Registo do utilizador e atualização

Para que seja possível a identificação de um trabalhador é necessária a recolha de dados biométricos. Para o registo seja feito deverá seguir os 4 passos:

    1. Captura – este passo consiste no registo do que será utilizado para comprovar a identidade.
    2. Extração – após recolhidos os dados, os mesmos serão processados e traduzidos para uma linguagem de código.
    3. Criação do Padrão – assim que que toda a informação é passada para o código do software o sistema gera um padrão único para cada indivíduo registado.
    4. Comparação – uma vez feito o registo e criado um padrão é feita uma comparação para comprovar a eficiência do sistema.
    5. Atualização – Caso se verifique alguma falha que possa comprometer o registo de algum utilizar os dados antigos devem ser removidos e devem inseridos novos dados.

3 – Formação

Mesmo que tenha o melhor relógio de ponto do mercado de nada servirá se os seus funcionários não souberem como utilizar.

Esta formação deverá indicar a necessidade de validar as entradas e saídas, bem como salientar a importância do relógio de ponto.

Contudo a maior exigência de formação será aos funcionários dos recursos humanos, e do departamento financeiro, e responsáveis por criação de horários e turnos.

Essa necessidade acontece porque estes funcionários vão utilizar o software do relógio de ponto para o seu dia-adia, como criação de turnos e gestão de funcionários.

4 – Assistência técnica

Ao comprar um relógio de ponto deverá ter em consideração que a empresa fornece assistência técnica.

Desta forma sempre que existir algum problema poderá contar com uma equipa técnica especializada que poderá resolver qualquer questão que possa surgir, garantindo o bom funcionamento do relógio de ponto.

Tendo em consideração todas as dicas certamente vai adquirir um sistema adequado às necessidades da sua empresa e acima de tudo poderá garantir o contínuo bom funcionamento do relógio de ponto.