4 dicas para o bom funcionamento do relógio de ponto
Garantir o bom funcionamento do relógio de ponto atualizado é muito importante, uma vez que esta ferramenta faz o registo das horas trabalhadas.
Como já falamos em alguns artigos o registo de assiduidade é obrigatório por lei em Portugal, sendo por si só um argumento que deverá levar à aquisição deste produto, existem muitas razões para usar um sistemas de controlo de ponto.
No entanto para que possa usufruir destas vantagens é importante manter o bom funcionamento do relógio de ponto.
Como tal vamos ajuda-lo a usufruir az 100% do seu sistema de assiduidade.
1 – Homologado com a legislação
Como todos os equipamentos que registam dados pessoais, o relógio de ponto deve seguir as regras estabelecidas pela lei.
Assim da mesma forma que é obrigado a registar entradas, intervalos e saídas dos seus funcionários, também deverá garantir o cumprimento das restantes normas ao uso destes equipamentos.
Algumas normas a considerar são:
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- Cumprimento de proteção de dados
- Idoneidade e necessidade do meio utilizado para o registo de ponto
- Não descriminação ou violação do dever de respeito ao trabalhador
2 – Registo do utilizador e atualização
Para que seja possível a identificação de um trabalhador é necessária a recolha de dados biométricos. Para o registo seja feito deverá seguir os 4 passos:
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- Captura – este passo consiste no registo do que será utilizado para comprovar a identidade.
- Extração – após recolhidos os dados, os mesmos serão processados e traduzidos para uma linguagem de código.
- Criação do Padrão – assim que que toda a informação é passada para o código do software o sistema gera um padrão único para cada indivíduo registado.
- Comparação – uma vez feito o registo e criado um padrão é feita uma comparação para comprovar a eficiência do sistema.
- Atualização – Caso se verifique alguma falha que possa comprometer o registo de algum utilizar os dados antigos devem ser removidos e devem inseridos novos dados.
3 – Formação
Mesmo que tenha o melhor relógio de ponto do mercado de nada servirá se os seus funcionários não souberem como utilizar.
Esta formação deverá indicar a necessidade de validar as entradas e saídas, bem como salientar a importância do relógio de ponto.
Contudo a maior exigência de formação será aos funcionários dos recursos humanos, e do departamento financeiro, e responsáveis por criação de horários e turnos.
Essa necessidade acontece porque estes funcionários vão utilizar o software do relógio de ponto para o seu dia-adia, como criação de turnos e gestão de funcionários.
4 – Assistência técnica
Ao comprar um relógio de ponto deverá ter em consideração que a empresa fornece assistência técnica.
Desta forma sempre que existir algum problema poderá contar com uma equipa técnica especializada que poderá resolver qualquer questão que possa surgir, garantindo o bom funcionamento do relógio de ponto.
Tendo em consideração todas as dicas certamente vai adquirir um sistema adequado às necessidades da sua empresa e acima de tudo poderá garantir o contínuo bom funcionamento do relógio de ponto.