5 dicas para incentivar o uso de relógio de ponto.

Estamos todos cientes da importância e relevância que os Relógios de Ponto têm ganho nos últimos tempos relativamente a gestão de tempo e pessoas. Através desta ferramenta, é possível gerir horários de trabalho, entrada, saídas e férias de cada trabalhador. A aplicação deste software nas empresas, facilita a gestão dos recursos humanos, o pagamento de salários e a gestão dos colaboradores. Como tal, é fundamental aprender estratégias para incentivar os funcionários a usar relógio de ponto.

O relógio de ponto não apresenta apenas vantagens para as empresas, proporcionando benefícios também para os funcionários. No entanto, a adesão a esta ferramenta pode não ser imediata pelos colaboradores por diversas razões, podendo criar algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento e vantagens.

Para o ajudar a aumentar a adesão aos relógios de ponto, iremos apresentar uma estratégia dos métodos que pode implementar ara incentivar o uso do registo de ponto não obrigatório:

Saiba como incentivar ao uso do Relógio de ponto não obrigatório, explicamos tudo o que precisa saber neste artigo!

Ensine a como utilizar de forma correta o software.

Existem vários tipos de relógios de ponto, cada um deles com a sua especificidade e metodologia. Para garantir o registo de informações e horas corretas, é necessário que estas sejam inseridas pelos utilizadores de forma correta.

Como tal, de forma a garantir que os dados resultantes são de confiança e que espelham a realidade da empresa, é necessário que aquando da implementação do software do relógio de ponto, seja realização uma explicação sobre o funcionamento dos diferentes tipos existentes desta tecnologia.

Demonstre as vantagens.

Um dos passos mais importantes é demonstrar os benefícios que os colaboradores irão usufruir ao utilizar o relógio de ponto. A compreensão de todas as vantagens associadas a esta tecnologia, irão se refletir no aumento da taxa de utilização desta ferramenta.
Abaixo, pode encontrar uma pequena lista das principais vantagens:

  • Visualizar de forma simples horas exercidas, horas extras e banco de horas;
  • Confirmar período de férias
  • Maior segurança

Possibilidade de recompensas.

Uma das melhores técnicas que uma empresa pode implementar para incentivar à utilização do relógio de ponto é a oferta de compensações e prémios.

Cada organização deve analisar os seus objetivos de trabalho, empresariais e de rotina e, tendo em conta todos estes fatores, desenvolver recompensas baseadas no correto uso do software, pontualidade, entre outros. Sendo que algumas destas ofertas podem ser dias extras de férias, horário flexível ou, até recompensas monetárias.

Advertências.

Uma das características desta ferramenta, é que permite analisar em tempo real, o percurso e registo de cada trabalhador. Esta particularidade, pode ser bastante vantajoso para o colaborador, no sentido, em que este consegue estar a par do seu comportamento empresarial, permitindo-lhe fazer alterações ao mesmo de forma mais orgânica e simples, sem que as suas ações sofram represálias maiores por parte da empresa.

Rotina e simplicidade.

A utilização desta tecnologia pode parecer complicada numa fase inicial, se não for explicada de forma clara aos seus colaboradores. No entanto, com as diretrizes certas, e o sistema adequado, este pode se tornar num dos maiores aliados dos funcionários, tornando-se num hábito.

Configure o seu software de relógio de ponto, consoante as necessidades dos seus utilizadores.

Saiba Aqui como funciona o Relógio de Ponto