Controlo de Acessos – Gestão de pessoas

A procura por sistemas de controlo de acessos como forma de garantir a segurança da empresa e gerir as pessoas que entram pode exigir uma pesquisa intensa de produtos.

Se for procura um sistema de controlo de acessos, ou complementar algum sistema que já tenha continue a ler, e encontre aqui todas as respostas.

Em que consiste o controlo de acessos?

O controlo de acessos diz respeito à segurança física que permite restringir a entrada a edifícios, escritórios, hospitais, condomínios, parques de estacionamentos, entre outros a pessoas autorizadas.

Ainda que este controlo físico possa ser feito por um segurança, ou uma pessoa destacada para o efeito, neste texto vamos abordar unicamente sistemas mecânicos.

Como indicamos, os sistemas de gestão de acessos podem ser utilizados amplamente, independentemente de querer controlar quem entra num condomínio de um prédio, ou da entrada em empresas, hospitais, escolas, estádios ou complexos desportivos.

A aplicação destes sistemas é bastante variada e a única coisa que os locais que recorrem a eles tem em comum é garantir um espaço seguro onde só acede a ele quem tem, efetivamente, autorização para o fazer.

Como funcionam?

Estes sistemas funcionam através de processos de identificação, autenticação, autorização e por fim auditoria.

O primeiro passo acaba por unir a identificação e autenticação.

No momento em que se esta a identificar, sendo através de sistemas biométricos seja em sistema RFID, o utilizador esta a informar o sistema de que é.

O processo de leitura da identificação e validação consiste na autenticação, ou seja na verificação de se tratar de um utilizador com autorização para aceder ou não aquele espaço, sendo que somente os utilizadores com credenciais válidas conseguem se autenticar.

Desta forma o segundo passo consiste na autorização.

A autorização confirma a que locais o utilizador autenticado tem acesso. Imagine uma empresa com diferentes níveis de autorização, com pisos ou áreas de acesso restrito, ainda que o utilizador possa circular dentro da empresa poderá não o conseguir fazer em todos os locais.

Desta forma, e se for o caso de haverem áreas restritas, deverão ser aplicadas sistemas de validação à entrada de cada uma delas, para além da validação à entrada do edifício.

A auditoria é o último passo deste processo

A auditoria diz respeito à recolha e processamento de dados.

Estes dados podem ser utilizados para a gestão, planeamento cobrança, validação de ponto, entre outros.

A auditoria em tempo real diz respeito ao processamento e envio de dados no momento em que está a decorrer.

Sistemas de controlo de acessos

Existem diferente formas de fazer a gestão e controlo de acessos, dependendo da área que pretende gerir.

Vamos então analisar estes sistemas mecânicos e softwares:

  • Terminal de validação biométrico
  • Terminal de validação RFID
  • Barreiras
  • Torniquetes
  • Pilaretes

1 – Os terminais de validação, sejam eles com leitura de proximidade, ou seja com sistema RFID, sejam de leitura biométrica são os sistemas que permitem identificar e autenticar o utilizador.

Estes terminais, poderão ser extremamente úteis para qualquer local que pretenda autorizar a entrada a funcionários.

Uma vez que os terminais de acesso INNUX podem ter a função de relógio de ponto, e enviar os dados para a cloud em tempo real, com estes sistemas para além de autorizar a entrada ao seu colaborador, está também a validar as entradas e saídas que este faz.

Todos estes dados recolhidos, pelos sistemas INNUX, podem ser integrados com os principais ERP’s, o que significa que conseguirá aliar um sistema de segurança que restringe os acessos, a um sistemas de gestão de RH, bem como a sistemas do departamento financeiro.

Desta forma poderá ter um sistema que para além de fazer a gestão de acessos, faz a gestão de pessoas e tempo.

2 – As barreiras podem ser utilizadas para limitar a entrada em parques de estacionamento, quer privados quer de parques pagos.

Estes sistemas automáticos são adaptados às suas necessidades, podendo escolher mediante a resistência, tamanho entre outros.

3 – Os sistemas de torniquetes cobrem uma variedade de possibilidades incrível. Estes sistemas aplicados à entrada dos edifícios que pretende proteger, podem ser instalados no exterior que permite o acesso à propriedade ou interiores.

A INNUX conta com torniquetes em altura, tripoídes, preparados para mobilidade reduzida, bem como desenhados para interiores, com um design estético apelativo.

4 – Os pilaretes são sistemas que permitem impedir / dissuadir o tráfego de automóveis a zonas de acessos restritos, e que por norma são exclusivos a peões.

Poderá optar por sistemas automáticos, fixos, semiautomáticos, acionáveis manualmente e que se vão adaptar às suas necessidades.

Os sistemas INNUX são integráveis entre si, bem como com os principais ERP’s o que lhe permite implementar sistemas agora e posteriormente adquirir um sistema ERP ou até outros sistemas INNUX que num momento inicial não faziam sentido adquirir.

Não sabe que sistemas precisa para garantir um bom controlo de acessos? Contacte já!

Temos uma equipa qualificada à SUA espera.