COVID 19 – QUE TIPO DE RELÓGIO PONTO ESCOLHER

COVID 19 – Que tipo de relógio de ponto escolher? Hoje em dia os relógios de ponto são utilizados por quase todas as empresas, existindo enumeras opções de picagem.
Contudo, tendo em conta a situação atual em que vivemos, poderão haver alguns tipos de relógio de ponto que façam mais sentido utilizar, tendo em conta que algumas não são de todo adequadas nesta altura. Todos concordamos que o Relógio de Ponto por impressão digital não seria a melhor ideia, certo?
Devido à evolução da tecnologia, os relógios de ponto têm vindo a evoluir bastante, sendo já possível um sistema de picagem apenas por reconhecimento facial, por exemplo.
Para além da facilidade de picagem física, há também uma necessidade de picagem de ponto que possa ser feita à distância, sendo que o teletrabalho tem sido cada vez mais adoptado pelas empresas. Falamos então não só de hardware mas também de software.
Em caso de teletrabalho, existem várias soluções de softwares que gerem a assiduidade e pontualidade através da Cloud, gerando depois um relatório com todas as horas trabalhadas, o que traz vantagens para o empregador e para o funcionário. Estes sistemas permitem gerir horários fixos e flexíveis, com distribuição por horas, por períodos e paragens. Marcam também os feriados e fazem a gestão de férias. Já no caso de trabalho presencial, deixamos a nossa sugestão para Relógios de Ponto a utilizar em situação COVID 19:

1 – TERMINAIS BIOMÉTRICOS – Através do reconhecimento facial, muitos deles têm um sistema de duas câmaras para evitar autenticações falsas, existindo também alguns com medição de temperatura corporal. Ambos evitam contacto entre funcionários da empresa, assim como previnem o contágio de outros funcionários.
2 – TERMINAIS PROXIMIDADE – Autenticação por cartão. Não é tão ideal como os terminais biométricos mas é uma forma de diminuir o contacto entre funcionários, uma vez que cada um teria o seu cartão.

COMO FUNCIONA O RECONHECIMENTO FACIAL

O reconhecimento facial identifica a identidade de uma pessoa através do seu rosto. Pode ser utilizado em fotografias, vídeos ou em tempo real. Existem também softwares que identificam uma identidade através da retina ocular ou íris.
O reconhecimento facial funciona com algoritmos e softwares, identificando padrões no rosto das pessoas e passa por várias fases:

1 – Deteção do rosto através da câmera
2 – Análise do rosto – o software faz a leitura geométrica do rosto sendo que os principais factores são a distância entre os olhos, profundidade das órbitas oculares, distância entre a testa e queixo, formato da maçã do rosto e o contorno dos lábios, das orelhas e queixo.
3 – Conversão da imagem em dados, onde a análise do rosto é transformada numa fórmula matemática chamada impressão facial.
4 – Finalmente, a impressão facial é comparada com um banco de dados de rostos conhecidos, encontrando a pessoa correspondente.

Atualmente, a medição biométrica com reconhecimento facial é a mais utilizada também para desbloquear telemóveis, controle de aeroportos e fronteiras, para encontrar pessoas desaparecidas, operações bancárias, serviços de saúde e, por fim, no controle de presenças em escolas e trabalho.

Para mais dúvidas ou alguma dica para saber que tipo de relógio de ponto escolher, entre em contacto connosco.