As faltas injustificadas e atrasos são praticamente um acontecimento inevitável nas empresas.

Mesmo que falemos de colaboradores assíduos e pontuais, pode acontecer um imprevisto que resulte num atraso ou falta, e a estes casos soma-se ainda os funcionários menos cuidadosos que acumulam atrasos e faltas por negligenciarem os seus compromissos.

Para que saiba a melhor forma de lidar com faltas injustificadas e atrasos abordamos soluções que o podem ajudar nestas situações, bem como formas de as reduzir.

O que são faltas?

Começamos por clarificar o que são faltas injustificadas e atrasos.

É considerado que há uma falta quando o colaborador não comparece ao local de trabalho onde deveria desempenhas as funções contratadas no período normal de trabalho.

As faltas podem ser consideradas justificadas ou injustificadas, comecemos por neste caso por indicar as diferenças.

Considera-se falta justificada quando:

  • Por impossibilidade de prestar trabalho devido a fatores externos ao colaborador, por exemplo por causa de doença, acidente, cumprimento de alguma obrigação legal, entre outros
  • Por falecimento de cônjuge, parente ou outros
  • Motivada pela prestação de provas de ensino
  • Por casamento, mais concretamente de 15 dias seguidos
  • Para prestação de assistência as filhos, netos ou membro do agregado familiar
  • Para deslocação à escola de menor, até um máximo de 4horas por trimestre por cada um
  • A candidatos a cargos públicos, dentro do previsto na lei eleitoral
  • Do trabalhador eleito como membro da representação coletiva de trabalhadores
  • As que tenham sido previamente autorizadas pelo empregador

As faltas justificadas não afetam os direitos dos colaboradores, nomeadamente ao direito de retribuição, com exceção dos seguintes casos:

  • Doença em que o trabalhador beneficie de proteção por parte da segurança social, normalmente designado de baixa médica
  • Acidente de trabalho no qual o trabalhador esteja coberto por seguro ou subsídio
  • A faltas por um período superior a 30 dias
  • Assistência à família

Poderá evitar a perda de remuneração dando dias de férias, no mesmo número que as faltas, ou trabalhando mais horas por dia para compensar as horas em falta, dentro dos limites previstos.

As faltas devem ser comunicadas, quando previstas, pelo menos cinco dias antes. Caso não consiga antever com esse tempo deve informar assim que saiba que vai ter de se ausentar.

Em relação às faltas injustificadas, são consideradas todas as faltas não previstas na lei.

Quais os efeitos das faltas injustificadas

As falta injustificadas são vistas como uma violação ao dever de assiduidade, desta forma o colaborador perde o direito à retribuição.

A gravidade de uma falta injustificada pode aumentar caso esta aconteça imediatamente antes ou depois de a dias de descanso ou feriados.

Nos caso das falta acontecerem “coladas” a dias a folga ou feriados, para além de perder a retribuição do dia em que não trabalhou o colaborador perderá direito ao dia ou meio dia de descanso, ou feriado.

O que significa em termos práticos que se faltar, por exemplo, a uma segunda-feira (considerando o fim-de-semana como folga, para este caso) receberá menos dois dias de trabalho.

Quando é considerado atraso?

Muitas vezes a questão de atrasos levanta algumas dúvidas, uma vez que por diversas vezes associamos 5 ou 10 minutos como atraso.

Contudo, a nível legal existe o enquadramento do que é atraso e das consequências do mesmo.

É, então, considerado um atraso injustificado, passível de penalização, quando o colaborador chega 30 minutos depois do seu horário.

As penalizações poderão ser as seguintes:

  • Para atrasos superiores a 30 minutos, o empregador pode não aceitar a prestação do trabalho durante a parte do turno a que o atraso se refere (ou seja o equivalente à metade da jornada de trabalho)
  • Para atrasos superiores a 1hora, o empregador pode recusar a prestação do trabalho de todo o dia

O que fazer em casos de faltas injustificadas ou atrasos?

Como incidamos acima é possível aplicar uma penalização aos funcionários que não cumprem a obrigação de assiduidade e pontualidade.

Sabemos, ainda assim, que as faltas injustificadas e os atraso podem levantar inúmeros problemas de logística para as empresas, e que estas medidas punitivas raramente são do interesse de qualquer uma das partes.

Considerando que as faltas injustificadas e os atrasos prejudicam a produtividade de todas as pessoas e departamentos afetados pelos colaboradores em incumprimento, acreditamos que o ideal será encontrar soluções que reduzam estes casos.

Qual a solução?

Já pensou na possibilidade de anexar todas as informações de faltas, atrasos, horas extras, e obter todos estes em tempo real?

SIM, é possível.

Os sistemas de ponto são um meio eficaz para a redução de faltas e atraso, uma vez que existe o claro conhecimento de uma gestão, concreta, dos colaboradores e das horas trabalhadas, como da capacidade de controlo de toda a jornada de trabalho.

A utilização do relógio de ponto permite ter toda a informação, de todos os colaboradores, num único local de fácil acesso e consulta simplificada.

Os sistemas de ponto da INNUX oferecem ainda relatório que poderão permitir uma analise comportamental dos colaboradores, e perceber se as falta e atrasos são um padrão ou um percalço que ocorre muito raramente.

Estes relatórios permitem tomar as melhores decisões, em relação a um comportamento em especifico.

Ou seja poderá perceber se foi um comportamento constante o que pedirá uma ação mais severa, ou algo que passou a acontecer, e tal pode dever-se a desmotivação, a problemas de saúde ou pessoais.

Os relatório também podem demonstrar se um funcionário está demasiado sobrecarregado em horas extras, ou com horários que não permitem um bom descanso, e promovam atrasos.

Perceba AQUI se a sua empresa deve comprar um relógio de ponto

Outra forma que deverá considerar para reduzir faltas injustificadas e atrasos é motivando os seus colaboradores.

A motivação é um dos conhecidos fatores para um comportamento menos correto por parte dos funcionários.

Ainda que não considere justificável, poderá analisar que quando os trabalhadores não estão motivados a produtividade cai, e as falta e principalmente os atrasos disparam.

Para melhorar a motivação deve apostar numa comunicação assertiva, onde valoriza os seus colaboradores mas demonstra a necessidade de cumprimento do horário para um bom funcionamento da empresa.

O bom funcionamento da empresa trará vantagens para ambas as partes, e quando o funcionário sente isso, seja com aumentos, com prémios, ou outros incentivos, sentir-se-á motivado para corresponder às expectativas da empresa.

Outra forma de motiva os seu funcionários é oferecendo processos burocráticos otimizados e transparentes.

Mais uma vez, os relógios de ponto da INNUX poderão ajudar nesta tarefa, uma vez que mais do que servirem o propósito de “picar o ponto”, os sistemas oferecidos pela INNUX permitem a organização dos processos ligados ao departamento RH.

Com estes sistemas é possível a consulta de dados de assiduidade, bem como de horas trabalhadas.

Garantindo um registo claro do número de horas trabalhadas, havendo sempre lugar ao pagamento correto das mesmas.

Existem inúmeras vantagens na utilização de um relógio de ponto INNUX, conheça-as todas AQUI.

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