Indicadores de produtividade: O relógio de ponto como auxilio

Conhece os indicadores de produtividade que deve ter atenção para analisar o desempenho da sua empresa?

Estes indicadores permitem saber a eficiência da sua empresa, conseguindo traçar uma estratégia de crescimento e analisar esse crescimento ao longo do tempo, sabendo com dados reais o que funciona ou não.

Apesar da popularidade e de terem sido amplamente divulgados nem todos os gestores conhecem estes pontos como deveria não conseguindo responder a questões fundamentais acerca da empresa.

Desta forma vamos salientar os pontos a ter em consideração.

Saiba como melhorar a produtividade com a ajuda dos relógios de ponto, explicamos tudo o que precisa saber neste artigo!

O que são os indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade, um KPI, dizem respeito a um conjunto de medidas quantificáveis para perceber se os objectivos traçados para a sua empresa estão a ser atingidos.

Através dos indicadores é possível perceber a relação entre os recursos, a produção, os processos envolventes e os resultados obtidos num espaço de tempo.

Por norma os indicadores seguem padrões pré-estabelecidos largamente aplicados pelas mais diversas empresas.

Contudo existe uma medida importante de acompanhar, e essa está ligada aos funcionários e ao seu desempenho.

Uma vez que o ativo principal das empresas são os seus colaboradores, a avaliação destes e da forma como se sentem na empresa é essencial para o ajudarem a garantir o continuo crescimento do seu negócio.

Utilidade dos KPI’S

É através dos KPI’s que consegue ter uma visão alargada do seu negócio e do desempenho que está a ter ao longo do tempo.

Desta forma poderá objetivamente verificar o que já não funciona na sua empresa e delinear uma estratégia que lhe permita saber o que fez bem, e mudar o que não está a funcionar.

Existem 3 formas relevantes num indicador de produtividade:

  • Quantitativamente, avaliação em formato numérico
  • Prática, se é integrável aos processos da empresa
  • Exequível, pode ser colocado em prática para efetuar as alterações pretendidas

Os KPI’s permitem avaliar em que ponto se encontra a empresa, traçar objectivos a curto e longo prazo, envolver os seus colaboradores nas novas metas, ajudar os recursos humanos a avaliar os funcionários, entre outros.

Como pode o relógio de ponto ajudar?

Como indicamos anteriormente um fator importante para aumentar a produtividade da sua empresa é através dos seus funcionários.

Quanto mais produtivos forem os seus colaborados melhores resultados irá alcançar.

No entanto, não irá conseguirá obter os resultados que pretende exigindo mais dos seus funcionários do que aquilo que eles conseguem dar, e tal poderá gerar descontentamento e como consequência quebra de produtividade.

Ainda que deva verificar quais os factores que poderão elevar o nível de satisfação dos seus funcionários na sua empresa, neste momento vamos apresentar-lhe um equipamento que o pode ajudar nesta tarefa.

O relógio de ponto

comprar um relógio de ponto

Ainda que possa olhar para este equipamento como uma mera ferramenta que serve para registar entradas e saídas, pode utilizar o relógio como um forte aliado.

Como?

Os sistemas mais atuais fazem a integração entre o seu relógio de ponto e diversos outros ERP’s, e envia toda a informação para o software de gestão de assiduidade que lhe está associado.

Com este sistema de gestão poderá analisar inúmeros pontos como:

  • Atrasos, se são ou não frequentes e se existe uma altura do ano ou dia em que sejam mais comuns
  • Baixas, pode verificar se existe alguma altura do ano em que tem um pico de baixas por doença
  • Faltas justificadas, analisar quais os fatores que levam a uma maior taxa de faltas e qual a altura mais comum de acontecerem
  • Horas extraordinários
  • Férias

Como analisar estes dados?

É possível que ainda não tenha feito uso destes dados, mas a verdade é que estão cheios de informações adjacentes.

Os atrasos podem significar que um determinado funcionário precisa de ter um horário mais flexível por questões pessoais que não consegue adiantar. Ou pode ser uma altura do ano especifica do ano, que pode ser indicativo de inícios de ano escolar, entre outros.

Poderá falar abertamente com os seus funcionários e tentar perceber o que é possível fazer para que ambas as parte beneficiem de uma nova solução.

As baixas médicas podem ocorrer numa determinada altura do ano, em que seja comum haver mais viroses, e que podem ser ajustadas com reforço de equipa nessas alturas.

As faltas justificadas muitas vezes estão previstas, ou sejam o funcionário já sabe que vai ter que faltar num determinado dia.

Assim, se criar um ambiente de trabalho mais flexível poderá oferecer como solução o trabalho em teletrabalho, ou até um horários diferente, a título de exceção.

Com o relógio de ponto poderá inclusive programar todas estas situações no calendário de horários, e o seu funcionário poderá ainda validar o ponto a partir de casa.

As horas extras devem ser anotadas corretamente uma vez que estas permitem o pagamento justo das horas trabalhadas, mas mais do que isso permitem saber se foi algo pontual ou recorrente.

No caso de ser algo recorrente ficará com a informação da necessidade de reforçar a sua equipa.

As férias, por fim o planeamento atempado das férias permite programar os diversos colaboradores e perceber se é necessário ou não um reforço de recursos humanos nas férias.

Otimizar os dados

Ao otimizar os dados que o seu relógio de ponto lhe permite recolher poderá criar inúmeras medidas que façam os seus funcionários compreendidos pela empresa, e que queiram acrescentar valor à empresa que os vê como uma mais valia.

Criando diversas soluções em que promove o diálogo e a transparência com os seus funcionários conseguirá aumentar a produtividade da sua empresa.

Saiba Aqui como funciona o Relógio de Ponto