A história do Relógio de Ponto

O relógio de ponto é um equipamento que permite o registo de presença dos funcionários bem como o número de horas trabalhadas. Mas como se inventaram os relógios de ponto? Para responder a essa questão vamos fazer uma viagem pela história destes equipamentos. O conceito de relógio de ponto surgiu entre a década de 30/40, na altura as presenças eram anotadas por um supervisor / responsável ou pela assinatura num livro de ponto físico. Poucos anos depois surgiu uma máquina em que os funcionários poderiam inseriram um cartão de cartolina com os dados do funcionário, esta máquina marcava o cartão com a data e hora em que o cartão era inserido.

Estes cartões mais obsoletos permitiam muitas fraudes, mesmo com alguma supervisão de responsáveis, pelo que a sua evolução e necessária substituição foi natural. Com a evolução tecnológica os cartões foram lentamente substituídos por um cartão com indicação de um código de barras que fazia a leitura do funcionário e consequentemente registava o número de horas que este trabalhava.

Relógios de Ponto atual – Uma Nova Era

A evolução da tecnologia permitiu chegar a uma altura em que o relógio de ponto faz um registo rápido, eficaz e seguro. Permitindo a garantir tanto ao trabalhador como ao empregador que o número de horas registadas são uma correspondência exata as horas trabalhadas.

As soluções de relógio de ponto atuais dividem-se entre:

  • Terminais de proximidade: registam a entrada de funcionários através de um cartão RFID.
    • Podem ou não estar conectados ao computador, e garantem em ambas as situações a ativação de sinal de segurança em caso de entrada indevida.
    • Esta forma de controlo de ponto é também bastante útil para trabalhadores que fazem rondas no local de trabalho, visto que as mesmas ficam facilmente registadas.
  • Softwares de assiduidade: pautam pela eficácia de adaptabilidade e facilidade de utilização.
    • Permite aceder em qualquer local desde que previamente instalado e com os devidos acessos.
    • Consegue corresponder à atual situação pandémica que o país enfrenta em que muitos funcionários se encontram em teletrabalho.
    • Solução prática para funcionários que viajam frequentemente e que necessitam de registar a sua presença.
    • Pode ser utilizado em smartphones tornando o seu transporte e acesso extremamente fácil.
  • Terminais biométricos: registam através da leitura da impressão digital ou facial a entrada dos funcionário.
    • Podem ser programados para bloquear a entrada com a ajuda de um torniquete a entrada a pessoas não autorizadas.
    • Poderá ainda optar por um terminal com medição de temperatura garantindo que só os funcionários que não se encontrem com febre possam entrar no edifício.
    • Garante a máxima segurança a todos os colaboradores.

Conheça as nossas soluções.

Porquê usar Relógios de Ponto?

  1. As soluções atuais permitem o registo de horas independentemente de existir um horário definido ou não.
  2. Torna mais fácil a criação de uma boa gestão dos recursos humanos da empresa e de forma transparente.
  3. Atualmente é obrigatório, em Portugal, o uso de relógio de ponto, previsto no código de trabalho, no Art. 202º do Código de Trabalho.

Em suma não existe nenhum motivo para o receito do uso de relógio de ponto uma vez que garantimos a proteção de dados inseridos nos equipamento. Além disso o registo de horas beneficia tanto o empregador como o seu colaborador uma vez que são registadas todas as horas trabalhadas, incluindo as horas extraordinárias, bem como os dias de férias.