Relógio de ponto cartográfico

O relógio de ponto cartográfico faz a marcação de ponto através da impressão da hora de entrada e saída dos funcionários num cartão de cartolina, habitualmente intitulado de cartão de ponto.

Esta é uma solução bastante simples e com um custo muito reduzido o que faz com que seja a procura de algumas micro e pequenas empresas.

Quem faz a gestão do pagamento de salários, bem como a gestão dos recursos humanos, como os horários, troca de turnos, férias e todos os processos que a gestão deste departamento envolve percebe o quão importante é o registo de assiduidade.

Continue a ler o artigo, e perceba como funciona o relógio de ponto cartográfico.

O que é relógio de ponto cartográfico?

O relógio de ponto cartográfico é das formas mais antigas de registo de de assiduidade, este equipamento funciona como uma impressora que assim que faz a leitura do cartão de papel imprime toda a informação que tem programada.

A impressão é feita diretamente no cartão, e diz respeito a hora de entrada, um vez que a restante informação habitualmente vem no próprio cartão.

Cada funcionário deve ter o seu cartão, sendo este individual e intransmissível, e este habitualmente é mensal, havendo ainda outras opções como quinzenais.

A máquina de ponto é fixa à parede e por norma ao lado é colocada uma caixa para os funcionários colocarem o cartão após a validação de ponto.

Funcionamento

No cartão de ponto individual, é feita a impressão de informações com os horários de entradas e saídas do colaborador, de acordo com o dia e a altura do dia.

Em concreto, a jornada de trabalho pode ser dividida em:

  1. Entrada (início do dia de trabalho);
  2. Pausas para refeições e/ou descanso;
  3. Retorno das pausas;
  4. Saída do trabalho (fim do dia de trabalho);
  5. Horas extras.

Para conseguir registar horas extras é necessário que o funcionário faça a marcação de fim de dia de trabalho e voltar a passar o cartão quando concluir o trabalho totalmente, desta forma ficará com o número correto de tempo a mais trabalhado.

Deve ter em consideração que os registo devem ser conservados durante 5anos, e estes registos devem estar acessíveis.

A necessidade de estarem acessíveis está prevista pela lei, uma vez que a qualquer momento os funcionários ou fiscais podem solicitar esses registos, em suma o departamento de RH ou Financeiro pode necessitar de consultar.

Desvantagens

Devido ao seu baixo custo o relógio de ponto cartográfico pode parecer, à primeira vista, a solução ideal, principalmente para pequenas empresas.

Contundo têm inúmeras desvantagens por ser um mecanismo como:

  • Facilidade de falsear / manipular os dados os dados.
  • Necessidade de ter um responsável para vigiar a picagem de ponto, por forma a garantir que o funcionário assina/marca corretamente a sua entrada
  • Necessidade de verificação manual das folhas de ponto quer pelos funcionários de recursos humanos, quer pelo departamento financeiro
  • Cartões danificados, que levam à perda de dados
  • Perda dos cartões e registos
  • Erros humanos, mais fáceis de acontecer com este sistema
  • Informação descentralizada, dificultando o processamento de dados
  • Dificuldade no armazenamento dos dados

Vantagens

Apesar das inúmeras desvantagens do relógio de ponto cartográfico devemos assinalar que este sistema oferece algumas vantagens, e são estas:

  • Sistema prático de aplicar em funcionamento
  • Fácil de instalar
  • Económico

Problemas na gestão de horas? Conheça as alternativas

Se já tem um relógio de ponto cartográfico e está com dificuldades na gestão de horas, e dos recursos humanos, ou se após ler este artigo ficou com a sensação que este não é o produto mais adequado à sua empresa, pode procurar uma alternativa.

Existem inúmeras alternativas mais recentes e fiáveis que lhe iremos apresentar para que possa escolher a melhor solução.

As alternativas passam por:

As vantagens que qualquer uma desta soluções oferecem são:

  • Otimização de horários dos trabalhadores
  • Organização dos Recursos Humanos de forma eficaz
  • Facilidade na gestão de recursos humanos
  • Maior atenção à assiduidade e pontualidade
  • Garantia de pagamento de todas as horas trabalhadas, como horas extras
  • Transparência no processo de pagamento salarial
  • Cumprimento do Art. 202º do Código de Trabalho
  • Transparência na gestão de recursos humanos
  • Segurança a quem integra a empresa
  • Agilidade de resposta em situações de tentativas de entradas indevidas
  • Rápida resposta de substituição em caso de faltas de funcionários