Relógio de ponto cartográfico
O relógio de ponto cartográfico faz a marcação de ponto através da impressão da hora de entrada e saída dos funcionários num cartão de cartolina, habitualmente intitulado de cartão de ponto.
Esta é uma solução bastante simples e com um custo muito reduzido o que faz com que seja a procura de algumas micro e pequenas empresas.
Quem faz a gestão do pagamento de salários, bem como a gestão dos recursos humanos, como os horários, troca de turnos, férias e todos os processos que a gestão deste departamento envolve percebe o quão importante é o registo de assiduidade.
Continue a ler o artigo, e perceba como funciona o relógio de ponto cartográfico.
O que é relógio de ponto cartográfico?
O relógio de ponto cartográfico é das formas mais antigas de registo de de assiduidade, este equipamento funciona como uma impressora que assim que faz a leitura do cartão de papel imprime toda a informação que tem programada.
A impressão é feita diretamente no cartão, e diz respeito a hora de entrada, um vez que a restante informação habitualmente vem no próprio cartão.
Cada funcionário deve ter o seu cartão, sendo este individual e intransmissível, e este habitualmente é mensal, havendo ainda outras opções como quinzenais.
A máquina de ponto é fixa à parede e por norma ao lado é colocada uma caixa para os funcionários colocarem o cartão após a validação de ponto.
Funcionamento
No cartão de ponto individual, é feita a impressão de informações com os horários de entradas e saídas do colaborador, de acordo com o dia e a altura do dia.
Em concreto, a jornada de trabalho pode ser dividida em:
- Entrada (início do dia de trabalho);
- Pausas para refeições e/ou descanso;
- Retorno das pausas;
- Saída do trabalho (fim do dia de trabalho);
- Horas extras.
Para conseguir registar horas extras é necessário que o funcionário faça a marcação de fim de dia de trabalho e voltar a passar o cartão quando concluir o trabalho totalmente, desta forma ficará com o número correto de tempo a mais trabalhado.
Deve ter em consideração que os registo devem ser conservados durante 5anos, e estes registos devem estar acessíveis.
A necessidade de estarem acessíveis está prevista pela lei, uma vez que a qualquer momento os funcionários ou fiscais podem solicitar esses registos, em suma o departamento de RH ou Financeiro pode necessitar de consultar.
Desvantagens
Devido ao seu baixo custo o relógio de ponto cartográfico pode parecer, à primeira vista, a solução ideal, principalmente para pequenas empresas.
Contundo têm inúmeras desvantagens por ser um mecanismo como:
- Facilidade de falsear / manipular os dados os dados.
- Necessidade de ter um responsável para vigiar a picagem de ponto, por forma a garantir que o funcionário assina/marca corretamente a sua entrada
- Necessidade de verificação manual das folhas de ponto quer pelos funcionários de recursos humanos, quer pelo departamento financeiro
- Cartões danificados, que levam à perda de dados
- Perda dos cartões e registos
- Erros humanos, mais fáceis de acontecer com este sistema
- Informação descentralizada, dificultando o processamento de dados
- Dificuldade no armazenamento dos dados
Vantagens
Apesar das inúmeras desvantagens do relógio de ponto cartográfico devemos assinalar que este sistema oferece algumas vantagens, e são estas:
- Sistema prático de aplicar em funcionamento
- Fácil de instalar
- Económico
Problemas na gestão de horas? Conheça as alternativas
Se já tem um relógio de ponto cartográfico e está com dificuldades na gestão de horas, e dos recursos humanos, ou se após ler este artigo ficou com a sensação que este não é o produto mais adequado à sua empresa, pode procurar uma alternativa.
Existem inúmeras alternativas mais recentes e fiáveis que lhe iremos apresentar para que possa escolher a melhor solução.
As alternativas passam por:
- Terminais de proximidade: registam a entrada de funcionários através de um cartão RFID.
- Softwares de assiduidade: pautam pela eficácia de adaptabilidade e facilidade de utilização.
- Terminais biométricos: registam através da leitura da impressão digital ou facial a entrada dos funcionário.
As vantagens que qualquer uma desta soluções oferecem são:
- Otimização de horários dos trabalhadores
- Organização dos Recursos Humanos de forma eficaz
- Facilidade na gestão de recursos humanos
- Maior atenção à assiduidade e pontualidade
- Garantia de pagamento de todas as horas trabalhadas, como horas extras
- Transparência no processo de pagamento salarial
- Cumprimento do Art. 202º do Código de Trabalho
- Transparência na gestão de recursos humanos
- Segurança a quem integra a empresa
- Agilidade de resposta em situações de tentativas de entradas indevidas
- Rápida resposta de substituição em caso de faltas de funcionários