Registo de Assiduidade: relógios de ponto na construção civil é possível?

A utilização de relógios de ponto na construção civil pode exigir uma solução mais especifica, pelo que apresentamos o registo remoto como uma possível solução.

O setor da construção civil envolve milhares de trabalhadores em Portugal, e muitos destes funcionários não se deslocam presencialmente todos os dias à sede da empresa.

O dia normal destes funcionários passa pela presença no local onde a obra se vai realizar, sendo além de desnecessário, por vezes impossível os funcionários se deslocarem ao escritório.

De acordo com as regras previstas pela legislação de trabalho, todas as empresas devem registrar o número de horas trabalhadas, ou seja haver o registo de:

  • Entradas
  • Saídas
  • Pausas

O registo de ponto pode ser digital ou manual, sendo necessário que os registos sejam conservados por 5 anos e que estejam acessíveis.

Contudo, apesar de ser obrigatório, nem sempre se utilizam relógios de ponto na construção civil quer pelo desconhecimento de soluções, quer por ser visto como difícil.

Para este setor o relógio de ponto remoto é a melhor solução, uma vez que permite a validação de ponto a partir de qualquer lugar.

Outra questão bastante importante é a possibilidade de rotatividade de colaboradores presentes numa obra, que na troca de horários, por exemplo em obras de estradas com turnos que se prolongam durante a noite, quer pelas diferente fases em que a obra pode estar, como começo de preparação de terreno para edifício, construção da estrutura, eletricidade, canalização, etc.

O dinamismo que uma obra envolve pede uma atenção extra à marcação correta de horas trabalhadas, e ajuda a acompanhar o processo das obras e que funcionários são necessários na obra A ou B.

Posso confiar no relógio de ponto remoto?

Esta é a dúvida que a maior parte dos colaboradores de recursos humanos e diretores tem, contudo mesmo a pandemia veio provar que o relógio de ponto remoto é um produto fiável.

A tecnologia utilizada nos sistemas de assiduidade remotos respeitam as norma previstas na lei, oferecendo total segurança no registo e armazenamento de dados.

E considerando a necessidade que em todas as obras existe de haver um supervisor, que possa auxiliar nas mais diversas questões que surgem ao longo do dia, estes podem recordar os funcionários da importância de validar o ponto.

Leia mais sobre o bom funcionamento do relógio de ponto.

Evitar processos

O uso de relógios de ponto na construção civil é imprescindível para evitar processos legais. Como mencionamos acima o registo de horas trabalhadas é obrigatório, fazendo parte das leis laborais desde 2009.

Em suma, manter o registo de ponto permite defender a empresa em possíveis tentativas de processos por parte de trabalhadores ou sindicatos, referentes à carga de horas trabalhadas, ao cumprimento das pausas para descanso prevista por lei, e ao pagamento correto das horas trabalhadas.

VANTAGENS EM USAR RELÓGIO DE PONTO

Os sistemas de gestão de assiduidade permitem otimizar o trabalho dos recursos humanos pela informação que conseguem aglomerar e sincronizar.

Sendo possível criar horários, atribuir turnos e designar escalas, bem como gerir as férias, caso a sua empresa funcione sem pausas no verão, e processar o pagamento de acordo com as horas trabalhadas.

Para além da otimização dos recursos humanos e do departamento financeiro, que beneficiam bastante do relógio de ponto, a transparência com que todo o processo se realiza gera confiança e motivação nas equipas, havendo um registo claro do número de horas que cada funcionário trabalhou e respetivo pagamento, incluindo de horas extras.