Relógios de ponto para grandes empresas

Quando temos uma empresa de maior dimensão a escolha de novos sistemas nunca é fácil, o mesmo é valido para a escolha de relógios de ponto para grandes empresas.

A dificuldade de implementar novos materiais numa empresa grande acaba por ser superior uma vez que exige uma transição feita por mais pessoas. Além disso, o custo é sempre mais elevado, fazendo com que a escolha errada envolva um prejuízo superior.

Os relógios de ponto para grandes empresas são muito importantes uma vez que permitem:

  • Cumprir a legislação do trabalho
  • Evitar atrasos
  • Manter a produtividade
  • Promover a transparência
  • Acompanhar as horas extra
  • Integrar com diversos sistemas de gestão e segurança

Relógio de ponto e legislação

Sabemos que o registo de assiduidade levanta sempre questões relacionadas com a legislação.

Assim, e ainda que no que toca à legislação seja igual para grandes como pequenas empresas, vamos abordar levemente este ponto.

O que está estipulado pelo código de trabalho é a obrigatoriedade do registo dos tempos de trabalho, mesmo em caso de isenção de horário.

Este registo deve estar acessível, permitindo uma consulta imediata e deve ser conservado por 5 anos.

O registo deverá ser feito ao inicio da jornada de trabalho, bem como em todas as interrupções, intervalos e saídas.

Tal deverá ser feito por forma a apurar o número de horas trabalhadas, por dia e por semana.

Deverá ser assegurado que o funcionário que preste trabalho no exterior da empresa indique este registo após o seu regresso, ou que o envie para registo num prazo máximo de 15 a contar da prestação do serviço.

Relógio de ponto integrado

O novo relógio de ponto deverá ser capaz de integrar com os diversos sistemas que a sua empresa já utiliza e que poderá vir a utilizar.

Por um lado deve ser integrado com os sistemas de faturação e de recursos humanos com que trabalhe.

Ao usar um relógio de ponto poderá facilmente criar horários de trabalho, gerir férias e processar o salário de todos os funcionário.

Esta integração permite evitar erros humanos, seja no registo de ponto seja no processamento de horas trabalhadas, acautelar atempadamente faltas comunicadas antecipadamente, compilar todas as informações num só local, que não ocupa muito espaço físico.

A segunda forma de integrar o relógio de ponto é sincronizar com sistemas de segurança e gestão de espaços físicos.

Esta integração pode ser feita através de inúmeras formas como:

  • Restrição de espaço da empresa a pessoal autorizado
  • Torniquetes que impedem a entrada a pessoas exteriores à empresa
  • Barreiras para assegurar a entrada ao estacionamento apenas de pessoal autorizado
  • Pilaretes dissuasores, que poderão ser colocados tanto para o controlo do parque de estacionamento, como para restringir o acesso de viatura a uma área exterior que pertence à empresa

Com os sistemas de controlo de acessos poderá garantir com um custo controlado a segurança da sua empresa e dos seus funcionários.

Relógio de ponto e saúde

Pensar em relógio de ponto e saúde na mesma frase não é habitual, contudo existem, agora mais do que nunca, bons motivos para o fazer.

Numa grande empresa é particularmente complexo gerir a situação pandemica que o país atravessa.

Tanto os funcionários como os responsáveis temem pela sua saúde e pela dos mais próximos a si, e com quem partilham o dia a dia.

Não sendo certa a melhor forma de voltar ao trabalho, acrescentando que nem sempre é possível um controlo mais apertado de medidas de proteção e controlo individual.

Contudo, e por forma a dar resposta à nova situação que todas as empresas atravessam muitas são as empresas que começaram a desenvolver sistemas que permitem esse controlo, sem que tal implique a contratação de alguém ou alocação de esforços humanos para o efeito.

Desta forma poderá, atualmente, adquirir um relógio de ponto com reconhecimento facial e com capacidade de medição de temperatura.

Este equipamento não necessita tocar no funcionário, uma vez que funciona com um sistema de proximidade.

Assim, ao mesmo tempo que o sistema faz o reconhecimento do utilizador, mede a temperatura e só permitirá a entrada de pessoal autorizado e com a temperatura dentro do que é recomendado pela DGS.

Sempre que um funcionário apresente febre o sistema de controlo de entrada não será aberto, garantindo a segurança a todos os que estão no edifício.

Escolha do relógio de ponto

Como pode ver existem inúmeros fatores a ter em consideração ao escolher relógios de ponto para grandes empresas, mas também inúmeras vantagens em fazê-lo.

Mesmo que não tenha um sistema de controlo de acessos poderá fazer essa aquisição ao mesmo tempo ou posteriormente.

Sendo aliás habitual os fornecedores de relógios de ponto terem também sistemas de gestão e controlo de acessos.