Sistemas ERP – Gestão integrada de Recursos Humanos

São cada vez mais as empresas que apostam nas novas tecnologias nos mais diversos setores, desta forma os sistemas ERP passaram a ser cada vez mais comuns atualmente.

Esta tendência na aposta da gestão de capital humano foi assinalada pela Deloitte num relatório, após um estudo realizado ao longo de 2017, onde foi denotado um crescendo investimento em RH.

O que é?

Para perceber em como este software pode ajudar a sua empresa, deve primeiro perceber o que é e como funciona.

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são ferramentas que ajudam de Planeamento de Recursos das Empresas, que possibilitam a unificação de uma série de sistemas.

Para perceber melhor pondere o seguinte cenário:

Tem um empresa com um sistema para pagamento de contas, outro para o controlo de vendas, outro para o processamento de impostos, outro para verificar as metas e o desempenho, outra para o registo de presenças e faltas, outra para processamento salarial, entre outras.

Como pode verificar é francamente complexo conseguir fazer a gestão de todas estas ferramentas que apesar de otimizarem a informação, consomem demasiado tempo para organizar e finalizar uma determinada ação.

Assim, com os sistemas ERP pode integrar todos eles, e passa a trabalhar a partir de um único sistema, de certa forma unindo todos os outros.

Esta unificação dos sistemas num permite uma comunicação mais fluída, e ajuda a reduzir falhas por erros humanos.

A automatização feita por este software é instantâneo e é preciso, assegurando uma analise correta de dados e permite a tomada de decisões.

Sistemas ERP – Gestão integrada de Recursos Humanos

Quando surgiu

Ainda que não se consiga defini exatamente uma data de quando se passou a usar o termo ERP sabemos que este sistema remete ao final dos anos 50, quando começaram a surgir os atuais conceitos de controlo tecnológico e gestão empresarial.

Contudo nesta fase a automatização era cara e ainda que lenta, comparando com a atualidade, era francamente mais rápida que os processos manuais, contudo devido ao preço e complexidade não era um produto que qualquer empresa conseguia adquirir.

Na década de 70 a maior disseminação de computadores e capacidade económica possibilitaram o aparecimento do planeamento dos recursos de manufatura (MRP), sistema que antecessor aos sistemas ERP.

A década de 80 viu a agilização dos processos feitos pelas MRP, que comunicavam entre departamentos, a estes foram agregados novos módulos de gestão, e foi na década que se seguiu (1990) que a nomenclatura ERP ganhou força.

Vantagens

Uma das formas que o poderá ajudar a analisar a possibilidade de adquirir este sistema é conhecendo as vantagens que a sua empresa vai beneficiar, sendo estas:

  • Qualidade e eficácia
  • Redução de custos
  • Agilidade nos processos
  • Eliminar interfaces manuais
  • Otimização de informação
  • Eficiência
  • Redução do tempo de resposta
  • Implementar melhores práticas nos processos internos da empresa
  • Redução da carga de trabalho, uma vez que vai automatizar os processos
  • Maior controlo das atividades da empresa
  • Melhoria da infra-estrutura de Hardware
  • Redução de erros humanos
  • Segurança
  • Eficácia na gestão de impostos
  • Aumento da produtividade

Como os sistemas ERP podem ajudar os recursos humanos

Como já é possível analisar a sua empresa consegue beneficiar imenso com os sistemas ERP, independentemente da área de foco em que se especialize.

Contudo vamos focar-nos num departamento em particular da sua empresa, nomeadamente nos recursos humanos.

Atualmente o departamento de recursos humanos é visto como fundamental na estratégia empresarial, sendo importante na organização das políticas , práticas e processos da empresa.

Desta forma os colaboradores deste setor contribuem cada vez mais para o sucesso da empresa, estando incumbidos de encontrar soluções que possam melhorar a produtividade da empresa.

Com o acumular de responsabilidades é essencial que os sistemas que este departamento possam automatizar a informação, fornecendo dados otimizados e mais fáceis e rápidos de analisar.

Existem uma série de questões que os sistemas ERP podem processar, sincronizar informação e ajudar a otimizar os dados, como são o caso:

  • Processo de recrutamento
  • Geração de horários
  • Calendarização de tarefas
  • Férias
  • Registo de colaboradores
  • Presenças, assiduidade e pontualidade
  • Plano de carreira
  • Cargos e salários
  • Processamento salarial de acordo com horas trabalhadas
  • Avaliação de desempenho

Ao integrar sistemas que fornece estas e outras informações os recursos humanos podem avaliar o estado atual da empresa e o que é possível fazer para melhorar continuamente.

Saiba como funcionam os relógio de ponto e quais as vantagens AQUI.

Relógio de Ponto – Um sistema integrado

Os relógio de ponto são sistemas que podem ser integrados com os demais programas através de sistemas ERP compatíveis.

Permite obter a informação sobre a assiduidade e pontualidade dos seus colaboradores, mas mais do que isso, poderá utilizar este software para a criação de horários, férias, justificar faltas e ainda convergir dados que podem ser analisados e perceber o desempenho dos funcionários e o que fazer para melhorar.

Este registo permite ainda mensurar os efeitos que diversas ações tiveram, percebendo se o impacto é positivo ou não, e desta forma antecipar situações que podem prejudicar a produtividade.

Com os relógio de ponto da INNUX poderá ainda fazer a integração com softwares de gestão de recursos humanos tais como o Primavera, PHC, Airc, Medidata, Artsoft, TI, Eticadata, F3m, Sage, Infos, Quidgest, Meta 4, Sap, Minimal, Microdogital, Rh+, RHXXI, Acess, Filisoft, Login RH, Microdigital, Sage Infologia, Eticadata, e muitos outros.

Ao integrar com estes sistemas garante o correto processamento salarial, incluindo horas extras, férias, baixas médicas, entre outro.

Ao utilizar um relógio de ponto poderá melhor de forma substancial a gestão dos recursos humanos conseguindo:

  • automatizar os processo
  • otimizar o fluxo de informação
  • reduzir de custo
  • evitar erros humanos, e descontentamento que estes geram
  • reduzir fraudes
  • melhorar a produtividade
  • criar uma gestão transparente
  • obter informação precisão e segura

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