CRM e ERP, será que existem diferenças?
Independentemente da dimensão e do setor, todas as empresas têm como objetivo encontrar formas de otimizar processos e melhorar fluxos, com a finalidade de atingir objetivos, reduzir custos e aumentar a produtividade.
Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para alcançar estas finalidades, porém os gestores compreendem a importância e peso que a integração de sistemas como CRM e ERP conseguem ter. Apesar de partilharem os mesmo objetivos, estas ferramentas, são bastante diferentes, como tal, antes de decidir em qual se deve investir, é necessário compreender quais as diferenças entre elas.
CRM – O que é?
CRM significa Customer Relationship Management, ou seja, um sistema que se dedica à gestão do relacionamento com o cliente.
Este software permite-lhe registrar e analisar o comportamento dos seus clientes e, assim compreender, através dos dados disponíveis, quais das áreas necessitam ser ajustadas, com a finalidade de atingir os objetivos pré-definidos.
ERP – O que é?
ERP significa Enterprise Resource Planning e, é um sistema orientado para a gestão empresarial.
Este software permite-lhe agrupar num só local todos os processos e fluxos de diferentes setores da sua empresa, alcançando assim uma melhoria de todas as tarefas e fluxos. Esta sinergia entre os diferentes departamentos, diminui erros, reduz custos e trabalho desnecessário.
Esta é uma ferramenta utilizada com os seguintes objetivos:
-agrupar informações e dados num só local;
-automatizar processos;
-aumentar a produtividade;
-tornar comunicação mais eficiente e clara
Qual deve escolher: Sistemas – ERP ou CRM?
Estes sistemas apesar de partilharem objetivos em comum, têm como foco áreas de atuação diferentes. O CRM dedica-se à gestão e compreensão dos clientes de uma empresa, enquanto que ERP tem como propósito ajudar gestores a melhorar processos internos e fluxos, bem como a fazer uma integração dos diversos setores, como recursos humanos, contabilidade, finanças, entre outros.
Para perceber em qual dos dois sistemas se deve investir, é necessário realizar uma auto-avaliação empresarial e analisar qual dos dois sistemas melhor se adequa a si. No entanto, é importante salientar que, de forma a obter melhores resultados, as empresas deveriam dar prioridade em optimizar o sistema e comunicações internas, ou seja, investir num sistema ERP. Este deveria ser o primeiro passo de uma estratégia cujos objetivos passam por garantir uma operação mais eficiente, clara e otimizada.
Sistemas ERP
Certamente já conseguiu compreender quão importante estes sistemas conseguem ser para a sua empresa, especialmente os sistemas ERP. Visite aqui, o nosso site e venha descobrir todos os softwares que temos disponíveis para si!