Gestão de colaboradores à distância

A gestão de colaboradores à distância passou a ser uma realidade comum a quase todas as empresas desde 2020.

Ainda assim, não deixou de ser um desafio difícil de gerir.

A atual crise obrigou a que tanto organizações como os seus gestores pensassem acerca de uma nova forma de trabalhar não só a curto como a longo prazo.

A relação das empresas com as novas tecnologia e a forma como estas tecnologias podem auxiliar nos negócios ganhou uma importância reforçada com o teletrabalho.

Essa importância acontece pela necessidade de perceber algumas questões, como:

  • Qual o horário que faz sentido adotar
  • Como gerir turnos
  • Rotação e troca de turnos
  • Planeamento de atividades
  • Manter o espirito de equipa e motivar a equipa

Leia até ao final e conheça a solução.

Faz sentido então trabalhar à distância?

Considerando a dificuldade em trabalhar à distância muitas vezes pode surgir a questão: Faz sentido?

A resposta é simples: SIM.

Por um lado, faz sentido por uma questão de segurança, devido à situação pandemia em que vivemos, apesar do teletrabalho já não ser obrigatório (neste momento) é necessário manter algum controlo.

Por outro lado, um estudo realizado por Stanford verificou que em média há um aumento de produtividade de 13% quando os colaboradores se encontram em teletrabalho.

Este aumento de produtividade é justificado pela maior flexibilidade, poupança de tempo de locomoção, possibilidade de coordenar melhor o trabalho com o lazer e até mesmo trabalhar em locais diferentes, levando o trabalho para um local que passaria férias.

Ainda suma uma última vantagem, que é uma poupança para a empresa.

Mesmo as empresa podem poupar imenso dinheiro, uma vez que não precisão ter escritórios muito grandes, podem optar por um local mais económico apesar com menores acessos, poupança de energia, água e contrato de internet.

Como pode ver existem inúmeros motivos para adotar um mecanismo de teletrabalho, seja como forma opcional, seja como parcial, ou até como uma forma de trabalho institucional.

É possível fazer a gestão de colaboradores à distância?

Apesar das dificuldades é possível fazer a gestão de colaboradores à distância, e existem inúmeros programas que podem auxiliar nesta tarefa.

Vamos agora falar de soluções para as principais dificuldades em fazer a gestão de colaboradores à distância que mencionamos no inicio do texto.

Gestão de colaboradores

Problemas de gestão de tempo e pessoas

Para desenvolver horários, gerir turnos, a rotação e troca de turnos, e ainda analisar dados analíticos para perceber qual o melhor horário a adotar, faz sentido adotar um software de assiduidade INNUX.

Apesar de muitas vezes se associar os sistemas de ponto como uma forma de controlar o número de horas trabalhar, eles podem ser utilizados para inúmeras outras coisas.

Ainda que a conotação a este aparelho ao controlo de horas trabalhadas, até pela legislação em Portugal que o obriga, poderá utilizar o software de assiduidade para outras questões como:

  • Criar horários: Horários fixos, flexíveis, horários por turnos
  • Definição de departamentos e hierarquização
  • Criação de ficha de colaboradores: dados informativos e gestão de documentos
  • Tratamento de ausências: Pré-justificação de ausências, saídas a serviço externo, formações, entre outros
  • Processamento e justificação de faltas
  • Calendarização de férias e feriados
  • Relatórios de dados: Ferramentas de criação e geração de relatórios com dados analíticos
  • Integração com processamento salarial

Para garantir um sistema que lhe ofereça todas as opções acima e muitas mais opções poderá contactar a INNUX, onde o INNUXTIME lhe oferece diversas opções que trarão vantagens para a sua empresa.gestão de colaboradores à distância

Problemas de tarefas

Poderá gerir as tarefas com um software de gestão de projetos, estas ferramentas ajudam as equipas a organizarem e seguirem as variadas fases das tarefas.

Com esta ferramentas poderá planear o que é necessário ser feito, por quem, e quanto tempo levará a estar a concluído.

É possível acompanhar as tarefas e o seu desenvolvimento, bem como indicar notas importantes ao longo do desenvolvimento dos projetos.

Estas ferramentas são criticas para a gestão de colaboradores à distância, que necessitam um local para desenvolver e gerir os seus produtos.

Existem inúmeras ferramentas como: Jira, monday.com, Wrike, entre muitos outros.

Gestão de colaboradores à distância

Com a INNUX poderá resolver todos os problemas de gestão de tempo e pessoas, quer à distância quer em trabalho presencial.
Contacte ainda hoje e veja os problemas de gestão de colaboradores à distância de forma rápida e eficaz.