A relação do Feedback com o Feedforward

Hoje abordamos a importância de transmitir e receber feedback dos seus colaboradores, bem como a relevante relação entre o feedback e o feedforward.

O que é o Feedback?

O feedback consiste na partilha de opiniões, ideias, acerca de alguém ou de alguma coisa em particular.

Ainda que expressar o que pensa possa não parecer complexo, no seio empresarial nem sempre existe uma comunicação que crie um clima de abertura para a partilha de feedback.

Por vezes existe o receio de que a partilha de uma opinião possa gerar mal entendidos, temendo repercussões na empresa.

Este receio pode acabar por se traduzir em angustia, frustração e até desmotivação dos colaboradores que acabam por se sentir silenciados.

Por outro lado, por vezes o feebdback é encarado como um processo burocrático, sendo muitas vezes associado a uma avaliação de desempenho.

Contudo ao atribuir uma carga excessivamente formal, podemos estar a descartar um processos importante para o desenvolvimento positivo quer da empresa, quer dos colaboradores.

O feedback deve ser uma partilha construtiva acerca do desempenho pessoal na tarefas que desempenhamos, com este elevamos a nossa capacidade de desempenhar melhor o nosso trabalho, uma vez que a comunicação é clara e transparente.

Esta forma de comunicar trará relações fortalecidas e equipas sólidas, o que em última analise levará a uma organização competente.

Quando um feedback é adequado e feito na altura certa, permite a transformação positiva na empresa, e reforça a relação das equipas, sendo bastante eficaz.

O Feedback – Como dar e receber

E importante perceber da importância do feedback, e uma vez que isso aconteça colocar em prática de forma completa, ou seja todos devem ser capazes de dar e receber a opinião dos demais.

Para assegurar que a comunicação não gera atritos, acreditamos que as seguintes dicas ajudaram nesse sentido.

Deverá:

  • Promover um clima de confiança
  • Seja empático com os demais
  • Fornecer o feedback deve acontecer, de preferência, em privado e no momento em que está a acontecer o que pretende esclarecer
  • Seja concreto
  • Não crie hostilizações
  • Seja recetivo, para receber o feedback dos outros
  • Aceite que poderá melhorar
  • É possível discordar, mas deve justificar a sua forma de pensar ou executar determinada tarefa
  • Estabelecer compromissos e fazer o seguimento dos mesmos, ajudará a manter a organização e a estabelecer confiança
  • Agradeça os feedback

A relação do Feedback com o Feedforward

A relação do feedback com o feedforward

O feedback dado de forma isolada acaba por ser somente uma avaliação momento particular sem perspetivas de futuro.

É exatamente neste ponto que surge a relação do feedback com o feedforward.

O feedforward vem complementar o feedback, uma vez que faz o seguimento das estratégias e da aplicação de uma plano com vista o futuro.

Não se pode afirmar a utilidade de críticas isoladas que não trazem consigo uma melhoria concreta.

Podemos, assim, assumir que o feedback e o feedforward são dois elementos de um processo que permitem uma analise concreta, a discussão de ideias e a implementação de soluções.

O feedforward mais do potenciar o crescimento, surge como uma forma de reforçar um compromisso assumido quando foi dado o feedback.

A relação do Feedback com o Feedforward

Mas com é feita a analise?

Apesar de ser muito importante esta avaliação e a comunicação da mesma, como é feita nível de recursos humanos?

Uma das, muitas, tarefas dos recursos humanos consiste na avaliação dos colaboradores, contudo esta é só mais uma das atividades, o que por vezes faz com que estas avaliações possam não ser realizadas ou não ter o foco necessário.

Para que possa dar um feedback acertado aos seus colaboradores e comunicar o que é esperado deles no futuro, deve ter dados concretos da situação atual, e um plano bem estruturado para o futuro.

A apresentação de dados concretos, possibilitam uma melhor comunicação com os seus colaboradores e permite um maior crescimento, uma vez que estes sabem efetivamente os pontos a melhorar e o que devem manter.

A relação do Feedback com o Feedforward

Para que consiga analisar a performance de cada um dos seus funcionários, poderá contar com o sistema de gestão de pessoas da INNUX.

Com os sistemas da INNUX poderá analisar relatórios detalhados, com dados fidedignos do comportamento de cada colaborador.

A INNUX dispõem de um software que analisa todo o processo produtivo da sua empresa, em tempo real.

Este sistema trabalha com terminais colocados em diversos locais da empresa, e faz a ligação com softwares de relógios de ponto INNUX.

Com esta rede completa, conseguirá registar os tempos que são produtivos, os que não são produtivos e a quantidade produzida.

Com os sistemas INNUX tem a garantia que o dados recolhidos são 100% fiáveis, e em tempo real, permitindo a identificação de problemas e o desenvolvimento de soluções.

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