A relação do Feedback com o Feedforward
Hoje abordamos a importância de transmitir e receber feedback dos seus colaboradores, bem como a relevante relação entre o feedback e o feedforward.
O que é o Feedback?
O feedback consiste na partilha de opiniões, ideias, acerca de alguém ou de alguma coisa em particular.
Ainda que expressar o que pensa possa não parecer complexo, no seio empresarial nem sempre existe uma comunicação que crie um clima de abertura para a partilha de feedback.
Por vezes existe o receio de que a partilha de uma opinião possa gerar mal entendidos, temendo repercussões na empresa.
Este receio pode acabar por se traduzir em angustia, frustração e até desmotivação dos colaboradores que acabam por se sentir silenciados.
Por outro lado, por vezes o feebdback é encarado como um processo burocrático, sendo muitas vezes associado a uma avaliação de desempenho.
Contudo ao atribuir uma carga excessivamente formal, podemos estar a descartar um processos importante para o desenvolvimento positivo quer da empresa, quer dos colaboradores.
O feedback deve ser uma partilha construtiva acerca do desempenho pessoal na tarefas que desempenhamos, com este elevamos a nossa capacidade de desempenhar melhor o nosso trabalho, uma vez que a comunicação é clara e transparente.
Esta forma de comunicar trará relações fortalecidas e equipas sólidas, o que em última analise levará a uma organização competente.
Quando um feedback é adequado e feito na altura certa, permite a transformação positiva na empresa, e reforça a relação das equipas, sendo bastante eficaz.
O Feedback – Como dar e receber
E importante perceber da importância do feedback, e uma vez que isso aconteça colocar em prática de forma completa, ou seja todos devem ser capazes de dar e receber a opinião dos demais.
Para assegurar que a comunicação não gera atritos, acreditamos que as seguintes dicas ajudaram nesse sentido.
Deverá:
- Promover um clima de confiança
- Seja empático com os demais
- Fornecer o feedback deve acontecer, de preferência, em privado e no momento em que está a acontecer o que pretende esclarecer
- Seja concreto
- Não crie hostilizações
- Seja recetivo, para receber o feedback dos outros
- Aceite que poderá melhorar
- É possível discordar, mas deve justificar a sua forma de pensar ou executar determinada tarefa
- Estabelecer compromissos e fazer o seguimento dos mesmos, ajudará a manter a organização e a estabelecer confiança
- Agradeça os feedback
A relação do feedback com o feedforward
O feedback dado de forma isolada acaba por ser somente uma avaliação momento particular sem perspetivas de futuro.
É exatamente neste ponto que surge a relação do feedback com o feedforward.
O feedforward vem complementar o feedback, uma vez que faz o seguimento das estratégias e da aplicação de uma plano com vista o futuro.
Não se pode afirmar a utilidade de críticas isoladas que não trazem consigo uma melhoria concreta.
Podemos, assim, assumir que o feedback e o feedforward são dois elementos de um processo que permitem uma analise concreta, a discussão de ideias e a implementação de soluções.
O feedforward mais do potenciar o crescimento, surge como uma forma de reforçar um compromisso assumido quando foi dado o feedback.
Mas com é feita a analise?
Apesar de ser muito importante esta avaliação e a comunicação da mesma, como é feita nível de recursos humanos?
Uma das, muitas, tarefas dos recursos humanos consiste na avaliação dos colaboradores, contudo esta é só mais uma das atividades, o que por vezes faz com que estas avaliações possam não ser realizadas ou não ter o foco necessário.
Para que possa dar um feedback acertado aos seus colaboradores e comunicar o que é esperado deles no futuro, deve ter dados concretos da situação atual, e um plano bem estruturado para o futuro.
A apresentação de dados concretos, possibilitam uma melhor comunicação com os seus colaboradores e permite um maior crescimento, uma vez que estes sabem efetivamente os pontos a melhorar e o que devem manter.
Para que consiga analisar a performance de cada um dos seus funcionários, poderá contar com o sistema de gestão de pessoas da INNUX.
Com os sistemas da INNUX poderá analisar relatórios detalhados, com dados fidedignos do comportamento de cada colaborador.
A INNUX dispõem de um software que analisa todo o processo produtivo da sua empresa, em tempo real.
Este sistema trabalha com terminais colocados em diversos locais da empresa, e faz a ligação com softwares de relógios de ponto INNUX.
Com esta rede completa, conseguirá registar os tempos que são produtivos, os que não são produtivos e a quantidade produzida.
Com os sistemas INNUX tem a garantia que o dados recolhidos são 100% fiáveis, e em tempo real, permitindo a identificação de problemas e o desenvolvimento de soluções.
Mantenha você também o diálogo em aberto com os seus colaboradores, e gere equipas felizes e mais produtivas. Contacte ainda hoje a nossa equipa!