Como escolher o melhor sistema ERP

Para muitas empresas a escolha de sistemas ERP é um processo moroso e complexo, e neste sentido vimos tentar ajudar a tornar esta escolha mais fácil.

Por existirem inúmeras softwares ERP disponíveis é, de facto, complicado nomear quais os melhores.

Contudo, existe sempre um sistema que consiga corresponder melhor às necessidades das empresas.

Podendo ponderar entre as vantagens, desvantagens, preço e funcionalidades, certamente encontrará o sistema que mais se adequa a si.

Aqui vamos abordar quais as vantagens em adquirir um software ERP e como escolher a melhor opção para si.

Porque adquirir um software ERP

O software ERP, também conhecido como um sistema de gestão integrado, esta ferramenta tem como função integrar diversos dados dos diferentes setores da empresa.

Uma vez sincronizados todos os dados os colaboradores poderão aceder a toda a informação que necessitam numa única plataforma, conseguindo otimizar as tarefas diárias e aumentando a produtividade.

Esta produtividade está ligada a uma capacidade de analise mais abrangente dos variantes setores, possibilitando ajustar o que não está a funcionar, verificar onde faz sentido reduzir custos, e direcionar esforços para melhorar as ferramentas.

Uma vez que o software ERP permite anexar inúmeras funções, de setores como recursos humanos, financeiro, vendas, logística, entre outros, é um sistema muito completo e eficaz.

Sistemas ERP – Gestão integrada de Recursos Humanos

Vantagens

Como pode verificar existem diversos motivos para adquirir um software ERP mas vamos nomear algumas das vantagens.

Redução de custos

A sincronização de todos os dados permite reduzir erros humanos.

Sabemos que o maior bem de uma empresa são os seus funcionários, contudo o tratamento de diferentes dados de forma manual leva a erros.

Para a empresa estes erros implicam custos, atrasos, uma série de problemas associados a esses erros e ainda rever todo o trabalho.

Com um sistema de gestão integrado reduz os erros e como tal o risco de perdas associados a estes.

Produtividade

Nos mais diversos setores o processamento de dados é moroso, e complexo.

Desta forma ao automatizar os dados o trabalho que levaria horas a ser feito, demora apenas alguns momentos.

Assim, há um aumento da produtividade, uma vez que as horas poupadas no processamento de dados pode ser utilizado na realização das demais tarefas.

Rapidez e eficiência

A gestão de vendas, pessoas, pagamentos, entre os muitos processos implica inúmeras horas de trabalho, e por vezes a conclusão do trabalho pode arrastar-se no tempo.

Uma vez que os softwares integrados otimização todos os dados e oferecem plataformas mais simples e práticas para o utilizador o trabalho diário é feito de forma mais rápida.

Em suma, ao sincronizar toda a informação numa única plataforma poderá de forma mais eficiente analisar toda a informação, em vez de o fazer manualmente ou em diversas plataformas.

Segurança

A informação da sua empresa é valiosa e confidencial.

Pelo que a possibilidade de outras empresas acederem a esta informação pode causar inúmeros transtornos.

Desta forma é extremamente importante que todos os dados referente à sua empresa estejam seguros.

Os sistemas ERP funcionam como cofres, uma vez que evitam a invasão, fraude e extravios.

Como escolher um sistema ERP

Certamente já percebeu quão importante é ter um sistema ERP.

Mas sabe como escolher?

Continue a ler para saber o que deve considerar.

3 Dicas para escolher o melhor sistema par si

  1. Analise quais as necessidades da sua empresaPara definir qual o melhor sistema deve primeiro começar por analisar quais as suas necessidades.
      1. Verifique quais os pontos mais e menos fortes da sua empresa.
      2. Analise os indicadores de desempenho
      3. Liste as prioridades da empresariais
  2. Opte por ERP que se adeqúe ao seu negócioÀ semelhança do que acontece com outras ferramentas, os sistemas de gestão integrados podem ter valores muito diversos.

    Algumas ferramentas são pensadas para empresas multinacionais com centenas de colaboradores.

    Ao passo que outras ferramentas são desenhadas para pequenas e médias empresas.

    Desta forma deverá considerar todas as funcionalidades oferecidas pelos diversos sistemas e se estão adequadas à área de negócio em que atua.

  3. Adequado às ferramentasAo comprar um sistema ERP deverá considerar se este se adequa às ferramentas que já utiliza normalmente.

    Considerando que poderá ter alguns sistemas de gestão é importante que o novo sistema que integrará os diversos serviços está adaptado a todos eles.

    Caso contrário terá que investir na substituição de diversas ferramentas.

  4. Procure testemunhos de clientesFaça uma pesquisa acerca do produto, e procure por testemunhos de atuais e antigos clientes.

    As opiniões dos outros clientes vão permitir perceber como é que a ferramenta funciona e se vai ao encontro nas necessidades da empresa, bem como é o apoio pós-venda.

Como pode perceber é importante que ao escolher os sistemas de gestão para a sua empresa estes sejam integráveis aos diversos ERP existentes no mercado, como é o caso dos produtos da INNUX, em que qualquer um dos software são integráveis com os principais sistemas de gestão integráveis do mercado.