COVID-19: Reabertura das empresas – E Agora?

A pandemia trazida pelo Codiv-19 trouxe inúmeras incertezas e a reabertura das empresas é um tópico cheio de dúvidas quer para as empresas quer para os funcionários.

As medidas de abertura do pais e relaxamento quase por completo foram iniciadas no passado dia 1 de Outubro, contudo apesar desta abertura, uma vez que a presença do vírus ainda é uma realidade muitos são os receios e dúvidas que se podem levantar.

Com uma taxa superior a 80% da população completamente vacinada, espera-se que a imunidade ao COVID-19 seja uma realidade, e que quem acabe infetado tenha efeitos menores.

No entanto sendo esta doença e os efeitos a longo prazo pouco conhecidos, é importante manter alguns cuidados que garantam a si aos aos demais colaboradores que a segurança está em primeiro lugar.

Como tal vamos deixar aqui 5 dicas para a reabertura das empresas.

5 dicas para a reabertura das empresas

Em tempo de pandemia é importante considerar a segurança do maior bem da sua empresa, os seus colaboradores.

Continue a Ler para conhecer 5 dicas que o vão ajudar nestes processo de reabertura.

1 – Rotatividade

Mesmo que seja expectável a reabertura das empresas é importante garantir o distanciamento entre funcionários.

Desta forma, e para que consiga diminuir a possibilidade de contágios, poderá adoptar um sistema de rotatividade.

Neste sistema deverá alternar os dias em que cada funcionário estará na empresa, mantendo uma parte da sua equipa em teletrabalho.

Este sistema pode ser visto como um mecanismo de turnos em teletrabalho e turnos presenciais.

2 – Protocolos de higiene e segurança

Antes de reabrir a empresa deve criar antes demais um plano de higiene e segurança, por forma a controlar o contagio por COVID-19.

Deverá respeitar as sugestões fornecidas pela DGS como:

  • Higienização das mãos
  • Etiqueta respiratória (como uso de máscaras)
  • Distanciamento social
  • Proteção individual
  • Informação

Para além de respeitar os protocolos é importante consciencializar os seus funcionários para a necessidade e importância para o cumprimento destas medidas.

Poderá ainda fazer sentido adquirir uma estação automática de desinfeção, estas câmaras garantem a desinfeção, bem como poderá validar a entrada do utilizador.

Por forma a escolher este sistema pensado para o COVID-19 bastará contactar com a INNUX, onde encontrará o sistema mais adequado a si, e que permite o controlo de acessos, desinfeção e ainda validação de ponto, um 3 em 1.

3 – Reorganização dos espaços

Por forma a conseguir manter os protocolos de higiene e segurança é necessário reorganizar o local de trabalho.

Poderá considerar onde colocar álcool gel para permitir a desinfeção das mãos frequentemente, como por exemplo nas entradas, saídas, área de lazer, entre outros.

Distanciar as secretárias,posicionar os postos com de trabalho secretária sim secretária não, ou até mesmo colocação de barreiras de plástico.

4 – Desinfetar todos os locais

Uma das formas que tem para fazer com que os seus funcionários se sintam seguros é desinfetando a empresa.

Ao longo do dia é de maior importância a desinfeção dos espaços, não só com spray desinfetante como até mesmo com produtos multiusos de chão e WC’s.

Atualmente existem uma série de produtos multiusos que garantem a eliminação de 98% de agentes potencialmente infeciosos, como o coronavírus.

5- Medição de temperatura e testagem

Dependendo do tipo de empresa poderá fazer sentido a medição de temperatura, como por exemplo para empresas com contacto com o público, ou para empresas com bastantes funcionários.

Outro local que deverá considerar a medição da temperatura é em trabalhos com contacto físico, como clínicas de saúde, SPA’s, cabeleireiro, entre outros.

Para o caso de algum colaborador apresentar algum sintoma de COVI-19 deverá proceder à testagem não só desse funcionário como também de todos os que tiveram contacto com ele.

Para facilitar esta tarefa poderá sempre contar com a INNUX onde encontrará sistemas de validação de ponto com medição de temperatura que irá reter a entrada a qualquer funcionário que apresente temperatura acima do recomendado pela DGS.

innux-relogio-ponto-medicao-febre

Não perca tempo, preencha agora o formulário da Homepage, e adquira um sistema de automatização que o ajudará a manter o COVID-19 da porta para fora.