Relógio de ponto

O relógio de ponto é um equipamento que permite o registo de presença dos funcionários bem como o número de horas trabalhadas.

Como funciona o Relógio de Ponto?

Existem inúmeras soluções para o registo de assiduidade que podem passar por equipamentos físicos que registam a entrada e saída dos funcionários à entrada da empresa, a softwares que fazem o registo online, à semelhança de um livro de ponto.

No caso da solução pretendida ser um software que permite o controlo de quem entra na empresa ao mesmo tempo que regista a assiduidade do funcionário poderão ser utilizações o registo biométrico, através da impressão digital ou da leitura da retina, ou ainda um cartão RFID que será lido pelo equipamento. Por outro lado o registo em software online obriga ao login na plataforma para que o registo possa ser feito.

Obrigatoriedade de registo de assiduidade

No enquadramento legal atual, Art. 202º do Código de Trabalho, é obrigatório o registo de horas trabalhadas pelo funcionário e o acesso fácil bem como a possibilidade de consulta do mesmo. O enquadramento legal é estendido para todos os trabalhadores quer tenham horário fixo definido ou não.

Existem alguns funcionários que tem algum receio da utilização do relógio de ponto, contudo este permite salvaguardar os interesses de ambas as parte, entidade empregadora e colaboradores.

O registo de assiduidade permite de forma simples perceber se o colaborador executou o seu horário de trabalho, se foram feitas horas extraordinárias, e se já gozou férias, neste caso podendo verificar se existem mais dias a serem gozados ou não.

Benefícios do Relógio de Ponto

Garantia de pagamento de todas as horas trabalhadas, como horas extras
Otimização de horários dos trabalhadores
Organização dos Recursos Humanos de forma eficaz
Maior atenção à assiduidade e pontualidade
Transparência no processo de pagamento salarial

Como proceder durante as pausas?

Sempre que é feita uma pausa no trabalho deve ser feito o registo de saída, da mesma forma que deverá voltar a validar o ponto assim que volte ao trabalho.
No caso de ser feita uma deslocação ao exterior a trabalho deverá registar esta saída assim que regressa ou indicada para registo no tempo de 15 dias corridos desde a deslocação, desta forma poderá manter os benefícios por parte da Segurança Social em caso de acidente de trabalho, em suma o registo garante ao funcionário que a sua saída será confirmada como uma deslocação a trabalho.

Relógios de Ponto Innux

A Innux trabalha à mais de 15 anos com software e hardware profissional de gestão de tempo, estando presente em 11 países sendo a sua eficiência comprovada com a instalação de mais de 122.000 equipamentos.

Procurámos evoluir constantemente ajustando os nossos produtos às tecnologias emergente incorporando inovações que permitam ao nosso cliente obter as melhores soluções para as suas necessidade, fazendo integração com os principais sistemas ERP’S.

As soluções de relógio de ponto da Innux passam por:

Softwares de assiduidade, que pautam pela eficácia adaptabilidade e facilidade de utilização. Podendo aceder em qualquer local desde que previamente instalado e com os devidos acessos.
Terminais biométricos, que registam através da leitura da impressão digital ou facial a entrada dos funcionário, podendo bloquear com a ajuda de um torniquete a entrada a pessoas não autorizadas
Terminais de proximidade, registam a entrada de funcionários através de um cartão RFID, que podem ou não estar conectados ao computador, e que garantem em ambas as situações a ativação de sinal de segurança em caso de entrada indevida.

As diversas soluções que podem ser integradas entre si e com outros produtos que garantem a segurança das empresas, simplificando e unindo diversos serviços.