Como escolher o melhor relógio de ponto?
Considerando a realidade atual, em que o registo de horas trabalhadas é obrigatório, apresentamos soluções para o ajudar a escolher o melhor relógio de ponto.
Muitos são os empreendedores que tem dúvidas em escolher um sistema para o registo de assiduidade, uma vez que existem normas que estes precisam respeitar.
Se faz parte do grupo de empreendedores com dificuldades em escolher o melhor relógio de ponto, não se preocupe mais, neste artigo tentamos ajudar.
Relógio de ponto: saiba como escolher o mais apropriado
Desde que se tornou obrigatório o número de soluções de relógios de ponto tem vindo a aumentar, mais do que aumentar a competitividade no setor, levou a preços mais reduzidos, bem como ao desenvolvimento de soluções cada vez mais inovadoras.
Por outro lado, é fundamental ter o conhecimento de alguns pontos como investimento, adaptabilidade, eficiência na marcação e a regularização perante à legislação trabalhista.
Como é o funcionamento da biometria e de proximidade?
Sem sombra de dúvida, o relógio de ponto biométrico é a forma mais segura de registrar a presença dos seus funcionários.
Além de ser um processo mais rápido, permite obter dados seguros e fidedignos , pelo que nem a empresa nem o funcionário correm o risco de uma picagem de ponto fraudulenta ou de erros no processamento de faturação.
Existe contudo a possibilidade de algum funcionário não conseguir fazer o registo biométrico, por exemplo no caso de se ter lesionado no dedo/mão que foi feito o registo.
Para evitar essas situações é essencial que o equipamento permita fazer o registo de várias formas, seja por outro registo biométrico ou através de um cartão de proximidade.
Outro ponto a salientar nos sistemas de biometria e proximidade, é recomendável procurar uma empresa que ofereça assistência pós-venda.
Muitas vezes as empresas acabam por descorar na assistência, e considerando ser um produto de uso frequente e possivelmente exposto a ambientes mais exigentes, que poderão danificar o equipamento.
Conheça as vantagens do relógio de ponto eletrónico. Leia AQUI!
Qual a melhor forma de comprar um relógio de ponto? Online ou empresa?
Para além de saber como funcionam os sistemas eletrónicos também deve ponderar qual a melhor forma de comprar um relógio de ponto.
Existe a possibilidade de comprar um sistema de assiduidade online, nas diversas plataformas / sites de e-commerce ou numa empresa física.
Online
Ao comprar online poderá ter acesso a marcas desconhecidas, poderá conhecer marcas novas no mercado que optam por um preço inicial competitivo, ou até conseguir um preço mais baixo num noutro país.
A comodidade é outro fator que leva às compras online, a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e lugar pode fazer a sua encomenda que será entregue onde for mais conveniente.
Contudo existem desvantagens em adquirir um produto online, uma vez que não terá o mesmo suporte, quer para escolher o relógio de ponto mais adequado à sua empresa quer na assistência pós-venda.
Acrescem ainda, por vezes, problemas de logística / entrega, ou até de entrega um produto que não corresponde ao pedido.
Poderá se deparar com a dificuldade de instalar e integrar este novo equipamento com os demais ERP’s.
Empresa Local
Poderá ainda optar por comprar um sistema localmente, sendo esta a forma que a maior parte dos consumidores opta por adquire os seus produtos, acreditando ser mais segura.
Os motivos dessa escolha passam por poder ver o produto, por criar uma ligação com os vendedores, outro fator indicado é o produto ser entregue em mãos no ato de pagamento e por último se existir algum problema poderem contactar o suporte pós-venda.
A escolha
A etapa da aquisição deverá acontecer depois de definir qual o melhor relógio de ponto para a sua empresa, mediante a analise dos fatores anteriormente mencionados.
Relembramos contudo os fatores que acreditamos serem os mais importantes: deverá ter em consideração que independentemente do produto que pretenda comprar deve ser oferecido uma boa assistência no produto, desta forma estará sempre protegido em caso de avaria.
Em suma é interessante procurar a opinião de alguns clientes atuais da empresa por forma a ter uma ideia de como funciona o produto e a assistência pós-venda.
Deverá também ter em consideração se vai pretender integrar com outros sistemas, mesmo que essa integração seja feita no futuro, uma vez que caso não o faça tal poderá implicar um novo investimento num produto similar ao que acabou de adquirir.