Relógio de ponto como um aliado na Gestão de tempo

Ter um sistema de controlo de assiduidade é comum nas empresas, contudo ainda existem inúmeros locais sem que o registo da jornada de trabalho seja feita, por isso hoje mostramos o relógio de ponto como um aliado na gestão de tempo da sua empresa.

A legislação referente ao registo de tempos de trabalho, criada em 2009, tornou obrigatório o registo de todas as horas de trabalho incluindo dos trabalhadores que são isentos de horário de trabalho.

A implementação desta legislação levou ao aumento inevitável da aquisição de equipamentos de registo de ponto, contudo não foi o único motivo, a otimização das tarefas do departamento de recursos humanos e de finanças tornou estes dispositivos num must have.

Numa altura em que se percebe que a otimização das ferramentas permite poupar tempo e diminuir erros humanos pelo caminho a utilização de um relógio de ponto pode ser visto como um aliado na gestão e desenvolvimento das tarefas.

Praticidade na gestão de tempo e tarefas

O relógio de ponto digital oferece a possibilidade de automatizar determinados processos como:

  • Realização de horários
  • Análise em relatórios de presenças
  • Análise de entradas, saídas e pausas
  • Processamento de faltas justificada e injustificadas
  • Calendário de férias
  • Processamento salarial, com base as horas trabalhadas

Sendo um software tão rico em informação apresentando todos os dados de forma simples e clara o tempo para analisar a informação e perceber se a equipa necessita de algum ajustamento é mais fácil.

Um exemplo disso é com as faltas programadas, com um relógio de ponto digital pode acautelar essas situações, uma vez que pode analisar quem vai estar a trabalhar e se faz sentido reforçar a equipa que vai estar com um elemento a menos.

Por outro lado a facilidade que estes softwares oferecem na realização de horários ajuda a criar não só os horários com antecedência como permite analisar melhor as escalas dos diferentes funcionários (quando acontece de não existir horário fixo).

Mesmo para empresas que não trabalham com horários de trabalho alternados a facilidade de registo de presenças, faltas e processamento salarial de forma conveniente justificam por si só a aquisição de um relógio de ponto como aliado na gestão de tempo.

Lei também – Relógio de ponto digital e saiba como funcionam estes equipamentos

Integração com outras soluções

Muitos relógios de ponto permitem a integração com diversas soluções quer de controlo de acessos, quer de gestão de finanças, entre outras.

Ao integrar o seu equipamento com um sistema de controlo de acessos pode beneficiar de maior segurança como:

  • Com barreiras no estacionamento, evitando o parqueamento de viaturas não autorizadas, ou até a gestão no caso de ter soluções de estacionamento pago
  • Instalar torniquetes na entrada da empresa, ou em diferentes partes da empresa, que restringem a entrada a pessoas não autorizadas
  • E até dissuasores de estacionamento para evitar acessos automóveis a áreas da sua empresa em que não quer permitir acesso de viaturas, ou em que o acesso é restrito

Com a integração a estas soluções o relógio de ponto faz o registo de entrada e saída do utilizador e impede utilizadores não registados de acederem ao locais.

Desta forma para além de aumentar a segurança da empresa consegue diminuir os meios humanos necessários havendo também aqui poupança de tempo e dinheiro.

A segunda integração salientada, gestão do departamento financeiro, acontece com o processamento salarial, onde é feito o registo exato de horas trabalhadas e o valor a pagar é calculado de forma fácil e eficiente pelo software de processamento salarial.

Como pode ver existem 3 departamentos em que pode ver o relógio de ponto como um aliado, recursos humanos, segurança e financeiro.

E dentro deste muitos motivos para considerar a aquisição do relógio de ponto como uma mais valia para a sua empresa.

Se ainda tem dúvidas entre em contacto connosco, podemos ajudar.