Relógio de ponto no telemóvel: vantagens e desvantagens
Poderá o relógio de ponto no telemóvel ter vantagens no quotidiano dos seus colaboradores?
A praticidade que o telemóvel oferece permite perceber o motivo pelo uso cada vez mais acentuado que as pessoas fazem deste equipamento para organizar o seu dia-a-dia.
Os telemóveis permitem a utilização de uma série de apps e ferramentas que auxiliam o utilizador nas tarefas diárias, como é o caso do despertador, calendários, emails e a sincronização entre elas e notificações programadas que ajudam na gestão do tempo.
Com a pandemia e a necessidade de adaptação do trabalho para o teletrabalho também foi necessário perceber como poderia funcionar o registo de horas trabalhadas, e assim o relógio de ponto no telemóvel passou a fazer parte das funções habituais dos dispositivos móveis.
Ainda que algumas empresas já pudessem utilizar os telemóveis como forma de registar a jornada de trabalho, a maioria fazia o registo de entradas e saídas na empresa.
Talvez por ser menos utilizado em telemóveis ainda existem algumas pessoas que não gostam necessariamente do uso de apps de gestão de tempo no telemóvel.
Por isso acreditamos que a melhor forma de desmistificar possíveis enganos sobre este tema é mostrar as vantagens e desvantagens de ter o relógio de ponto no telemóvel.
Desvantagens
Existem poucas desvantagens na utilização do telemóvel para o registo de assiduidade, contudo a melhor forma de ponderar o seu uso é percebendo os prós e contras.
A primeira desvantagem que assinalamos é o facto de nem todos os funcionários terem telemóveis que permitam a instalação deste tipo de softwares.
Por outro lado mesmo nos telemóveis que suportam estas apps o consumo de energia e de espaço do telemóvel podem torna-lo mais lento e obsoleto para o uso habitual que o utilizador fazia.
A segunda desvantagem está conectada à primeira, uma vez que a empresa necessita garantir que os funcionários tem meios para executar as tarefas esperadas em teletrabalho, incluindo a validação de ponto.
Ou seja, se necessário a empresa deverá fornecer telemóveis que suportem a app de relógio de ponto, e neste caso o custo que a empresa terá que suportar poderá ser elevado.
A terceira desvantagem assenta na necessidade de aquisição de um novo produto de registo de assiduidade e por outro lado a transição do antigo para o atual.
Para empresas com volume elevado de colaboradores esta transição pode ser complicada e morosa.
Contudo mesmo pequenas empresas vão enfrentar um período de adaptação, quer pela necessidade criação de utilizadores novos, para cada funcionário, quer pelo tempo que os funcionários podem demorar a perceber como funciona a nova ferramenta, o que pode levar tempo e necessidade de formações neste sentido.
A quarta e última desvantagem está na necessidade de aquisição de um novo software quando a empresa já tem um software que usa e gosta, nestes casos muitas empresas não se sentem confortáveis para trocar de software e outras não tem como financiar uma nova solução.
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Vantagens em usar relógio de ponto no telemóvel
A principal vantagem de utilizar o relógio de ponto no telemóvel é que o seu colaborador pode validar a entrada ou saída tanto em qualquer lado e estando online ou offline.
Assim, se por alguma razão, o seu funcionário perder a ligação á internet a app guarda a informação da hora em que foi realizada a validação do ponto, quer seja uma entrada ou saída, e assim que tenha novamente ligação à internet a app envia para a base de dados o horário em que foi marcado o ponto.
A segunda vantagem é a possibilidade do funcionário saber qual o horário que vai fazer antecipadamente podendo se organizar mediante a sua jornada de trabalho.
A terceira vantagem é na reduzida necessidade de manutenção que o relógio de ponto no telemóvel exige, reduzindo possíveis custo extras que as avarias dos equipamentos físicos por vezes comportam.
A quarta vantagem assegura às empresa que podem confiar neste sistema de validação de ponto, uma vez que este software por norma é protegido contra possíveis fraudes.
A quinta vantagem é o contínuo registo de horas trabalhadas exigido pela atual legislação do trabalho. com este sistema continuará a ter um registo atualizado das entradas e saídas dos seus colaboradores.
A sexta vantagem é que poderá continuar o sistema de ponto para o processamento de salários, faltas justificadas e injustificadas, bem como o calendário de férias e os horários de cada funcionário.
Desta forma consegue manter tanto o departamento financeiro como de RH a funcionar de forma otimizada e transparente
Por último a sétima vantagem é oferecer a informação de geolocalização, desta forma os funcionários que se desloquem a algum local para a prestação de serviços podem comprovar facilmente que foi prestado o serviço ao cliente.
Muitas empresas já adotaram o relógio de ponto no telemóvel para a gestão de assiduidade dos seus colaboradores, e caso pretenda fazer o mesmo preencha o formulário ao fundo da home page.