Melhor Sistema de Relógio de Ponto – RFID VS Biométricos

Quando chega a hora de escolher qual o melhor sistema de relógio de ponto para as empresas nem sempre conseguimos perceber qual a melhor solução.

Existem no momento inúmeras possibilidades de relógios de ponto e como tal devemos perceber qual a dinâmica da nossa empresa e quais preenchem as nossas necessidades.

Para que consiga perceber qual o melhor sistemas de relógio de ponto para si vamos começar por lhe mostrar quais os sistemas existentes e como funcionam.

Tipos de Relógios de Ponto

Primeiramente podemos começar por separar os relógios de ponto em duas categorias:

Software
Hardware

O software pode ser aplicado em qualquer dispositivo, desde computador a dispositivos móveis capazes de suportar com o sistemas.
Estes relógios de ponto estão livres de equipamentos técnicos físicos específicos para o efeito de registo de assiduidade.

Por outro lado o Hardware é um sistema desenvolvimento especificamente para o registo de ponto, este aparelho já vem com um sistema integrado que permite o registo dos funcionários numa base de dados e fazer a leitura dos dados biométricos ou cartão RFID que dão acesso ao utilizador.

Tanto os relógios de ponto RFID como os relógios de ponto biométricos são sistemas de hardware com um sistema de software integrado.

Funcionalidades dos relógios de ponto RFID e dos relógios de ponto biométricos

Ao analisarmos ambos os sistemas percebemos que ambos oferecem a possibilidade de registo de assiduidade, gestão de horários e integração com ERP’s para o processamento de férias e de salários.
Na INNUX em ambos os casos poderá integrar qualquer um destes relógios e ponto com sistemas de controlo de acessos, como torniquetes, pilaretes e barreiras, que restringem as entradas de todos os que não tem a devida autorização.
Neste caso a restrição pode ser feita ao edifício na totalidade ou até a uma área especifica, onde a entrada é reservada a algum pessoal determinado.
Contudo e apesar de corresponderem em algumas partes entre eles quais a diferenças?

Relógios de Ponto Biométricos

Os relógios de ponto biométricos INNUX fazem o registo através da leitura da impressão digital ou facial.

Este dispositivos são colocados à entrada do estabelecimento em questão, podendo ser empresa, hospitais, escolas, etc.

A leitura biométrica trás inúmeras vantagens como:

  • Segurança
  • Fiabilidade
  • Rapidez
  • Integração e sincronização de dados
  • Gestão transparente
  • É um sistema relativamente económico
  • Muito difícil de defraudar

No caso da leitura biométrica assinalar que a pessoa que pretende entrar não tem autorização para o fazer a sua entrada será bloqueada.
Com este sistema consegue garantir que não existe o risco de tentativa de uso de cartão indevido seja feita de forma intencional pelo portador do cartão ou em caso de assalto.
Por outro lado no caso das mão se encontrarem muito sujas, ou com uma quantidade de creme ou gordura que obstrua a impressão digital, a leitura biométrica torna-se mais complexa.
Outra desvantagem é que na situação de pandemia atual para uma leitura facial é necessária a remoção da máscara para que a leitura seja feita.

RELÓGIOS DE PONTO RFID

O sistemas de relógios de ponto RFID entraram no mercado como uma solução prática e fiável em comparação aos cartões de ponto tradicionais.

Este software traz inúmeras vantagens:

  • Fiabilidade – este sistema funciona mesmo em ambientes com clima mais extremamente
  • Durabilidade – os relógios de ponto RFID são bastantes resistentes, e na INNUX garantimos a possibilidade de manter o mesmo sistema mesmo quando lançados novos sistemas.
  • Redução de erros humanos – este sistema substitui parte do trabalho realizado pelas pessoas reduzindo potenciais erros
  • Rápido – toda a informação envolvida é processada rapidamente
  • Otimização dos processos: – permite integrar uma série de sistemas ERP´s fazendo o registo de entradas, assiduidade, processamento de férias e salários.
  • Registo em rondas – sistema perfeito para rondas no local de trabalho, uma vez que as mesmas ficam facilmente registadas não havendo forma de negar as ronda realizadas.

Contudo também pode trazer desvantagens como é o caso de possibilidade de extravio, facilidade de intencionalmente um funcionário passar um cartão de uma terceira pessoa, ou roubo e uso indevido do cartão.

Apesar dos sistemas RFID serem efetivamente seguros, sendo alias utilizados em inúmeros locais de alta segurança, como em agencias de segurança, é necessário ter o máximo de atenção para não perder o cartão.

No caso de extravio o seu detentor deve avisar no imediato por forma ao mesmo ser removido da base de dados e lhe ser atribuído um novo.

Sabemos que por vezes mesmo após saber as vantagens e desvantagens pode ser difícil saber qual o melhor sistema de relógio de ponto.

Desta forma temos uma equipa que lhe poderá ajudar a analisar qual o sistema mais indicado à sua empresa.