Como instalar o Relógio de ponto

Comprou um equipamento de gestão de assiduidade? Pois bem o passo que se segue é instalar o relógio de ponto.

A instalação deste equipamento passa pela necessidade de um ponto de luz (eletricidade), afixação na parede e por último ligação à rede de sistemas.

Dependendo do local onde adquire o relógio de ponto pode ser atribuída, ou não, uma equipa técnica especializada para a colocação do sistema.

Contudo, caso o seu equipamento não seja instalado por uma empresa especializada, saiba que poderá fazer essa instalação sem que seja necessário a contratação de alguém.

Localização do relógio de ponto

Antes demais deve selecionar o melhor local para a instalação do seu equipamento. Poderá neste caso considerar se pretende que o relógio de ponto fique conectada a sistemas de controlo de acessos, e se for o caso a que sistemas.

Se pretende impedir a entrada à porta da empresa a pessoas não autorizadas, o melhor será pensar fazer a instalação à entrada da empresa, fazendo uma conectividade à porta ou torniquete que possa ter.

Por outro lado se pretende que potenciais clientes entrem no átrio da sua empresa o melhor será colocar o relógio de ponto no loby ou num corredor de acesso aos escritórios ou áreas de trabalho.

Deverá ainda considerar um acesso fácil a um ponto de luz uma vez que o relógio de ponto, seja ele biométrico ou rfid, terá que ter ligação elétrica. Desta forma não terá que contratar um eletricista e um pedreiro que abram as paredes para realizar uma nova puxada de luz, o que o ajudará a poupar algumas centenas.

O equipamento deve ficar entre 1metro e 1,8metros do chão, e com 20 centímetros laterais desimpedidos, havendo distancia inclusivamente entre possíveis placas com avisos.

Os funcionários devem, preferencialmente, ter somente acesso ao hardware de validação de ponto, não havendo, portanto, acesso a cabos, fios e/ou fontes de alimentação.

A rede elétrica deve respeitar as necessidades indicadas pelo vendedor do equipamento, e é recomendado que seja exclusiva para o equipamento, por forma a evitar possíveis interferências.

A conectividade à rede da empresa poderá ser feita através de comunicação TCP/IP ou de USB.

O TCP/IP oferece algumas vantagens como:

  • Padronização: um padrão, um protocolo roteável, sendo o mais completo e aceite atualmente
  • Interconectividade: uma tecnologia para conectar sistemas não similares
  • Roteamento: permite tecnologias mais antigas e recentes conectarem-se à Internet. Trabalha com protocolos de linha como P2P o que permite conexão remota.

Instalação com a INNUX

Por outro lado se prefere que uma equipa técnica faça a instalação e configuração do seu equipamento poderá adquirir o relógio de ponto de um vendedor oficial que forneça um serviço completo e customizado.

A INNUX conta com mais de 15 anos de experiência, com forte presença nacional.

A Innux fabrica, comercializa e instala os sistemas de gestão de assiduidade, e oferece uma equipa técnica especializada que o ajuda a perceber como funciona o relógio de ponto e em caso de avaria.