Como incentivar os funcionários a usar Relógio de ponto
Apesar do sistema de assiduidade ser bastante comum nas empresas nem sempre é fácil incentivar os funcionários a usar o relógio de ponto.
A falta de incentivo leva a alguns dos problemas que são relatados no registo de ponto, que se devem à falha humana.
Considerando que os erros humanos podem ser mais morosos e complexos de resolver do que os erros ou avarias nos próprios equipamentos.
Os problemas mais indicados são:
- Esquecimento: Seja por falta de habito, por não esquecimento pontual ou por desagrado em registar o ponto, muitas vezes os funcionários esquecem-se de registar a entrada, saídas ou pausas. Sendo mais comum que o esquecimento aconteça quando a entrada na empresa não obrigue a validação de ponto.
- Marcação incorreta: A marcação incorreta acontece maioritariamente pela falta de confirmação que o ponto ficou efetivamente validado, havendo sempre a confirmação.Por outro lado quando o sistema de ponto é feito sem utilização de dados biométricos por vezes os colegas de trabalho validam o ponto de terceiros.
- Questões legais: Seja porque gera desconforto aos funcionários, seja porque nunca utilizaram um relógio de ponto, duvidam da legalidade dos relógios de ponto.
- Desconforto: Em algumas situações os funcionários acreditam que o relógio de ponto serve como forma de controlar os seus movimentos o que gera desconforto e desconfiança.
5 formas de incentivar os funcionários
Incentivando os seus funcionários poderá aumentar a sua performance e no caso levar ao registo do ponto correto.
Para garantir o registo de presenças, bem como possíveis atrasos, e consequente correto funcionamento dos recursos humanos e departamento financeiro existem alguma coisas que pode fazer.
Acompanhamento
É importante haver um acompanhamento diário, por parte dos recursos humanos, da marcação da assiduidade.
Considerando a obrigatoriedade do registo de horas trabalhadas a empresa deve assegurar que este é feito corretamente.
Explicar a importância do registo de ponto
Faça reuniões com os seus funcionários onde reforça a necessidade do registo de assiduidade.
Ao fazê-lo deve demonstrar que tal é também vantajoso para os colaboradores, enumerando as vantagens:
- Otimização de horários dos trabalhadores
- Organização dos Recursos Humanos de forma eficaz
- Maior atenção à assiduidade e pontualidade
- Garantia de pagamento de todas as horas trabalhadas, como horas extras
- Transparência no processo de pagamento salarial
- Cumprimento do Art. 202º do Código de Trabalho
Formação do relógio de ponto
Por vezes o registo não é feito da forma correta o que leva a erros no registos de assiduidade que poderiam ter sido facilmente evitados.
Assim, se explicar como funciona o relógio de ponto e como é possível garantir que o registo foi validado corretamente o número de erros irá diminuir.
Ofereça vantagens / prémios
Ao criar um sistema em que pontualmente os seus funcionários recebem uma recompensa por cumprimentos de assiduidade e pontualidade, só possível de medir através dos registos de ponto, poderá incentivar ao registo correto.
Os benefícios podem ser monetários, com oferta de dias de férias extra ou até com a oferta de algum equipamento / experiência.
Desta forma vai conseguir incentivar os funcionários a usar relógio de ponto, bem como vai valorizar o seu colaborador, podendo aumentar a produtividade na empresa.
Caso necessário repreenda
Se após todas as soluções alternativas perceber que a situação se mantém fala com o seu funcionário, advertindo-o para a obrigatoriedade do registo de ponto.
Ao falar individualmente com o seu funcionário demonstra que mais do que repreender tem interesse em perceber quais os motivos da não validação de ponto, podendo aliás esclarecer dúvidas que este possa ter.