Como incentivar os funcionários a usar Relógio de ponto

Apesar do sistema de assiduidade ser bastante comum nas empresas nem sempre é fácil incentivar os funcionários a usar o relógio de ponto.

A falta de incentivo leva a alguns dos problemas que são relatados no registo de ponto, que se devem à falha humana.

Considerando que os erros humanos podem ser mais morosos e complexos de resolver do que os erros ou avarias nos próprios equipamentos.

Os problemas mais indicados são:

  • Esquecimento: Seja por falta de habito, por não esquecimento pontual ou por desagrado em registar o ponto, muitas vezes os funcionários esquecem-se de registar a entrada, saídas ou pausas. Sendo mais comum que o esquecimento aconteça quando a entrada na empresa não obrigue a validação de ponto.
  • Marcação incorreta: A marcação incorreta acontece maioritariamente pela falta de confirmação que o ponto ficou efetivamente validado, havendo sempre a confirmação.Por outro lado quando o sistema de ponto é feito sem utilização de dados biométricos por vezes os colegas de trabalho validam o ponto de terceiros.
  • Questões legais: Seja porque gera desconforto aos funcionários, seja porque nunca utilizaram um relógio de ponto, duvidam da legalidade dos relógios de ponto.
  • Desconforto: Em algumas situações os funcionários acreditam que o relógio de ponto serve como forma de controlar os seus movimentos o que gera desconforto e desconfiança.

5 formas de incentivar os funcionários

Incentivando os seus funcionários poderá aumentar a sua performance e no caso levar ao registo do ponto correto.

Para garantir o registo de presenças, bem como possíveis atrasos, e consequente correto funcionamento dos recursos humanos e departamento financeiro existem alguma coisas que pode fazer.

Acompanhamento

É importante haver um acompanhamento diário, por parte dos recursos humanos, da marcação da assiduidade.

Considerando a obrigatoriedade do registo de horas trabalhadas a empresa deve assegurar que este é feito corretamente.

Explicar a importância do registo de ponto

Faça reuniões com os seus funcionários onde reforça a necessidade do registo de assiduidade.

Ao fazê-lo deve demonstrar que tal é também vantajoso para os colaboradores, enumerando as vantagens:

  1. Otimização de horários dos trabalhadores
  2. Organização dos Recursos Humanos de forma eficaz
  3. Maior atenção à assiduidade e pontualidade
  4. Garantia de pagamento de todas as horas trabalhadas, como horas extras
  5. Transparência no processo de pagamento salarial
  6. Cumprimento do Art. 202º do Código de Trabalho

Formação do relógio de ponto

Por vezes o registo não é feito da forma correta o que leva a erros no registos de assiduidade que poderiam ter sido facilmente evitados.

Assim, se explicar como funciona o relógio de ponto e como é possível garantir que o registo foi validado corretamente o número de erros irá diminuir.

Ofereça vantagens / prémios

Ao criar um sistema em que pontualmente os seus funcionários recebem uma recompensa por cumprimentos de assiduidade e pontualidade, só possível de medir através dos registos de ponto, poderá incentivar ao registo correto.

Os benefícios podem ser monetários, com oferta de dias de férias extra ou até com a oferta de algum equipamento / experiência.

Desta forma vai conseguir incentivar os funcionários a usar relógio de ponto, bem como vai valorizar o seu colaborador, podendo aumentar a produtividade na empresa.

Caso necessário repreenda

Se após todas as soluções alternativas perceber que a situação se mantém fala com o seu funcionário, advertindo-o para a obrigatoriedade do registo de ponto.

Ao falar individualmente com o seu funcionário demonstra que mais do que repreender tem interesse em perceber quais os motivos da não validação de ponto, podendo aliás esclarecer dúvidas que este possa ter.