Como otimizar a gestão de inventário?

A consolidação e crescimento de uma empresa estão sempre dependentes das decisões tomadas a nível estratégico. Tendo este perspetiva este fator, a gestão de inventário tem de ser realizada de uma forma eficiente, prática e controlada. O seu mau planeamento pode levar a erros crassos e a decisões que afetam o planeamento financeiro corporativo.

Gestão de inventário diz respeito a um controlo rigoroso do registo das entradas e saídas de bens, ou seja, trata-se da identificação, classificação e contabilização de todas as mercadorias que entram e saem do stock. A análise destes dados, permite à empresa, identificar quais os produtos que estão em falta, os mais rentáveis, os que não são vendidos com tanta facilidade e os que apresentam defeito. A partir destas informações, é possível desenvolver uma estratégia de rotação de produtos mais eficiente, prevenir desperdícios e otimizar objetivos e resultados.

Como podemos constatar, uma gestão eficaz de inventário é de extrema importância devido às implicações que pode acarretar para a empresa. No entanto, é comum que os gestores não estejam seguros da estratégia mais adequada para atingir este objetivo. Uma das estratégias que pode implementar é a aposta em tecnologia, nomeadamente em softwares.

Como otimizar a gestão de estoque e inventário da empresa?

A gestão de inventário é uma tarefa que pode levar a muitos erros, devido à exigência de haver um controlo muito rigoroso de muitos dados, como as entradas e saídas de todos os produtos de uma empresa. Muitos gestores ocorrem no erro de tentar fazer este registo, através de folhas de excel, sendo que esta opção aumenta a probabilidade de ocorrem falhas e de tornar o processo mais lento e ineficaz. Da mesma forma, que a utilização de diferentes sistemas e plataformas, se torna um processo obsoleto.

Uma resposta alternativa e mais eficiente a estas opções, é o investimento em softwares de gestão para empresas, como o ERP. Assim, irá ser capaz de integrar e de comunicar com os diferentes departamentos.

Mas, como pode um sistema ERP otimizar a gestão?

Para além de otimizar e de tornar todos os fluxos mais eficientes e confiáveis, este software consegue oferecer muitos mais beneficícios, como:

1- Diminuir as hipóteses de erro;
2-Prevenir desperdícios e excesso de stock;
3-Aumentar a rentabilidade;
4-Ajudar a cumprir a legislação;

Com o objetivo de o ajudar a InnuxTime, desenvolveu um software – Sage que tem como objetivo tornar mais fácil a gestão do seu inventário!

qr code

Software de Assiduidade

INNUXTIME

Software desenvolvido com base nos princípios da facilidade de utilização, eficiência e adaptabilidade. Mantém também uma base de dados que guarda informação tal como registos de colaboradores e número de horas trabalhadas.
Concluindo, à medida que os colaboradores vão efetuando as marcações nos relógios de ponto, o software vai acumulando esta informação, fornecendo um extenso conjunto de relatórios que podem ser visualizados no InnuxTime ou exportados para outras aplicações do sistema windows como word ou excel e aplicações de salários. Por outro lado ajuda a monitorizar as faltas dos colaboradores e ajudar no pagamento de salários.

Software de Gestão ERP – Sage

Integração com o Software de Gestão ERP – Sage através de Pug-In InnuxTime que permite a exportação de tempos de trabalho suplementar e ausências para ficheiro de texto formatado e também permite a sua ligação a outro tipo de ferramentas, como por exemplo, sistemas móveis de leitura de códigos de barras. Desta forma, conseguirá de uma forma mais fácil e automática, realizar o seu inventário, sistemas de vendas por comércio eletrónico, sendo também, fundamental para o dia-a-dia operacional dos departamentos de contabilidade, finanças, encomendas, logística, recursos humanos.

A implementação desta estratégia no seu negócio, irá trazer-lhe outras vantagens, como:

-Aceder a dados em tempo real e em qualquer lugar;
-Agilizar processos de gestão e de registo;
-Colaborar com todos os departamentos em simultâneo;