O Relógio de Ponto e a Gestão de Recursos Humanos
A relação entre o relógio de ponto e a gestão de recursos humanos é de enorme importância.
Apesar de não haver dependência completa do relógio de ponto, a utilização deste equipamento pode ajudar e facilitar as tarefas do dia-a-dia.
O relógio de ponto evoluiu de tal forma que atualmente os sistemas digitais, que são os mais procurados, permitem muito mais do que simplesmente validar entradas e saídas, até porque mesmo esses dados sendo integrados com outros ERP’s facilitam a gestão financeira.
Leia sobre o que são os relógios de ponto AQUI
A importância dos dados para o RH
A recolha de dados permite analisar informações essenciais e criar processos metodológicos que ajudaram a otimizar o funcionamento do departamento de recursos humanos.
Através da recolha de dados é possível perceber e prever alguns comportamentos ou índices como:
- doenças
- atrasos
- baixas
- problemas de comunicação entre equipas
Desta forma, a empresa terá a oportunidade de dar os passos essenciais para um melhor funcionamento nos diferentes setores, aumentando a produtividade.
Benefícios da análise de dados para o RH
Atualmente podemos ver os recursos humanos quase como ciência exata.
Tal é permitido por uma série de ferramentas que ensinam os algoritmos sobre as necessidades e as falhas existentes na empresa que podem ser corrigidas.
Isto levou a que o setor conhecesse um novo mercado dentro de si mesmo, este dedica-se à analise de pessoas, conhecido como People Analytics.
Esta pessoa deve ter uma visão holística em relação aos factos que serão associados aos dados de performance, de seleção, de desempenho, de recrutamento, entre outros.
O que deve considerar, é que para que consiga fazer esta sincronização e uso de dados com sucesso é que os diretores da empresa percebam que é imprescindível para o desenvolvimento do trabalho diário.
Outra questão relevante é respeitar a legislação de recolha de dados e da forma como os pode utilizar, sem esquecer que precisa ter sempre autorização.
Como utilizar o relógio de ponto na gestão de recursos humanos?
Para que perceba a grande vantagem na utilização do relógio de ponto como um equipamento a usar na gestão de recursos humanos, vamos passar a apresentar alguns dados recolhidos e como usar em benefício da empresa.
Os relógios de ponto atuais permitem validar todas as entradas e saídas, gerir o calendário de reuniões, criação de horários, gestão de turnos, programação de férias, justificação de faltas, adaptar o relógio de ponto aos restantes ERP’s.
Como é possível ver o relógio de ponto permite fazer uma série de atividades do dia-a-dia, mas como pode usar estes dados na gestão de recursos humanos?
- Ao analisar as saídas e entradas, por um lado pode gerir quem vai entrar e onde vai entrar, por outro pode analisar os atrasos, os dias e as datas em que estes atrasos acontecem, e ainda as pausas e o tempo de duração.
- O calendário permite ajudar a programar as reuniões e garantir que consegue ter todas as informações, relatórios e/ou equipamentos necessários
- Ao utilizar a possibilidade de desenvolvimento de horários e gestão de turnos, consegue otimizar de forma muito prática o horário de todos os funcionários de forma rápida e eficiente.
- Em suma se os funcionários tiverem acesso ao horário com antecedência conseguem programa o seu dia e atividades pessoais, sendo que em caso de consultas médicas ou atividades programadas inadiáveis podem ser comunicadas e acauteladas com antecedência.
- A programação de férias permite a gestão antecipada dos colaboradores, e se for necessário contratar mais funcionários.
- Quando faz a integração com os demais ERP’s pode:
- Gerir a entrada de viaturas nos parques de estacionamento e átrios, com barreiras e pilaretes
- Controlar a entrada na empresa ou nas diferentes áreas da empresa, com torniquetes ou portas com terminais de proximidade ou de impressão
- Gestão de pagamento salarial, quando integrado com programas de faturação
- Integração de programas de People analytics, para ajudar os dados recolhidos e perceber o que pode fazer para melhorar na empresa, e aumentar a produtividade.