4 razões para atualizar relógio de ponto

Devido a obrigatoriedade do registo de assiduidade este sistema é muito importante, como tal faz todo o sentido atualizar o seu relógio de ponto.

Certamente que poderá pensar “Se já tenho um relógio de ponto não necessito de um novo”.

Contudo existem inúmeras razões para esta atualização acontecer.

No caso de ter um sistema de registo de ponto mais antigo, ou seja com o funcionamento manual, poderá deparar-se um diversos problemas, como é o caso:

  • Necessário um funcionário que faça o controlo da picagem de ponto
  • facilidade de falsear os dados e de erros humanos no preenchimento dos mesmos
  • Obrigatoriedade de armazenar durante 5 anos todos os registo de todos os funcionário, sendo necessário um espaço físico para o efeito
  • Nenhuma informação está integrada pelo que é necessário um processamento de dados
  • Perda de tempo para o processamento dos dados nos departamentos de: finanças, contabilidade e recursos humanos

Passando a falar concretamente nas 4 razões para atualizar o relógio de ponto.

1 – Cumprimentos do código de trabalho

Como mencionado anteriormente, atualmente, é obrigatório o registo de horas trabalhadas dos funcionários.

O registo deve ter a indicação do início e termo do tempo de trabalho, bem como das interrupções ou intervalos.

Este registo permite apurar o número de horas trabalhadas. É ainda relevante saber que essa informação deve estar facilmente acessível durante 5anos.

Considerando todos os dados que este registo envolve fazer um update para um novo relógio de ponto irá melhor imenso a performance da empresa e do seu funcionamento.

Para este ponto em especifico poderemos afirmar que as grandes vantagens do sistema de registo de ponto digital são o registo sem falhas e conservação dos dados na plataforma utilizada pelo software.

2 – Otimização dos Recursos Humanos

Os relógios de ponto digitais permitem o registo de entradas, saídas, pausas, férias e faltas (justificadas ou não), bem como realizar horários e calendários de férias para todos os funcionário.

Ao agregar toda esta informação na mesma plataforma permite que os gestores de recursos humanos consigam otimizar todo o trabalho que desenvolvem poupando inúmeras horas de trabalho.

Uma outra vantagem enorme é a redução dos erros humanos que muitas vezes acontecem, principalmente quando é necessário um processamento exaustivo de dados.

Não devemos ainda esquecer da facilidade do processamento de salários quando utilizamos um relógio de ponto integrado a um ERP de contabilidade.

3 – Redução dos custos de manutenção

Neste campo em particular independentemente do tipo de relógio de ponto que utiliza perceberá que à medida que o sistema fica obsoleto o mesmo é substituído por referencias mais recentes, e que respondem melhor às necessidades do mercado da altura.

Quanto mais tempo passa desde a descontinuação do produto mais complexo é substituir peças, e ter técnicos que conheçam e saibam como corrigir possíveis problemas.

Considerando a dificuldade tanto em adquirir peças como na mão de obra para a manutenção, a mesma tornar-se-á muito dispendiosa, pelo que faz todo o sentido considerar atualizar o seu relógio de ponto.

4 – Eliminar possibilidade de fraudes e erros humanos

Os cartões de ponto permitem inúmeras fraudes, desde pessoas a picarem um cartão que não o seu, a alterar o que está impresso no cartão.

Ainda que exista alguém responsável para fazer a supervisão da entrada dos funcionários, o mesmo não é isento de erros, muito pelo contrario.

Não esquecendo que mesmo que não exista qualquer fraude por parte dos funcionários o processamento exaustivo de dados manualmente leva a erros evitáveis com um relógio de ponto digital.

Ao escolher um relógio de ponto digital e caso opte por um sistema INNUX poderá encontrar algumas gamas em que a marca garante a manutenção do produto mesmo após descontinuado (exclusivo para alguns produtos).