As 3 grandes vantagens do relógio de ponto
O relógio de ponto é um produto fundamental para o dia-a-dia de uma empresa, por isso decidimos enumerar as 3 grandes vantagens do relógio de ponto.
Certamente que a maior parte dos leitores já sabe o que é e para que serve o relógio de ponto, mas para o leitor que ainda desconhece este equipamento vamos falar brevemente.
O que é o relógio de ponto?
O relógio de ponto é um sistema que permite fazer o registo das horas trabalhadas de todos os funcionários da empresa.
Os sistemas de assiduidade podem ser adquiridos como um software para instalar em computadores e dispositivos mobile, ou em hardware com o software integrado.
As principais assentam nas seguintes características:
- Com o software o acesso para marcação de ponto requer a inserção dos dados criados para um funcionário
- O hardware utiliza um sistema de leitura de cartões RFID ou de de dados Biométricos que fará a correspondência à informação inserida e identificará o funcionário
Outro ponto que é importante de referir é a obrigatoriedade do registo de horas trabalhadas, mais concretamente as entradas, pausas e saídas.
Esta obrigatoriedade está devidamente legislada e abrange todas as empresas independentemente da sua dimensão.
Todos os registos devem ser conservados por um período não inferior a 5 anos.
As 3 Grandes Vantagens
Poderão já ter deduzido algumas vantagens do relógio de ponto, como o cumprimento da legislação, contudo vamos falar acerca do valor que este equipamento às empresas que o utilizam.
Estas vantagens estendem-se a funcionários e empregadores pelo que independentemente do cargo que tenha na empresa onde trabalha este artigo é feito a pensar em si.
1 – Optimização de recursos Humanos
Os sistemas de gestão de assiduidade permitem otimizar o trabalho dos recursos humanos pela informação que conseguem aglomerar e sincronizar.
Um relógio de ponto permite o registo de entradas, saídas, faltas, atrasos, pausas e de horas extras.
Contudo os sistemas atuais somam ainda a possibilidade de criar horários, atribuir turnos e designar a hora de escalas nos horários, poderá gerir as férias.
Em suma poderá integrar com os sistemas de ERP’S para processar de forma automatizada os salários e a contabilidade da empresa.
Neste ponto a maior vantagem para o funcionário é a transparência com que todo o processo se realiza, havendo um registo claro do número de horas que trabalhou havendo sempre lugar ao pagamento correto das mesmas.
Embora o ponto anterior possa ser o mais interessante, outro ponto que também devemos considerar é a capacidade de programar o seu dia-a-dia atempadamente uma vez que terá acesso ao horário que deverá fazer.
Do ponto de vista da empresa verá a otimização de vários departamentos o que permite poupar tempo e dinheiro, evitando erros humanos no processamento desta informações.
Em suma poderá programar melhor possíveis faltas que já sejam do conhecimento do funcionário.
2 – Motivação da Equipa
Sempre que oferecemos soluções transparentes para a otimização dos processos burocráticos que influenciam diretamente o dia-a-dia dos funcionários estamos potencialmente a motivar os funcionários.
Um relógio de ponto não tem que ser visto como um equipamento castrador e que pretende controlar os funcionários, deve antes ser visto como uma forma de organização da empresa que pretende aumentar a produtividade.
3 – Segurança
Os relógios de ponto mais atuais do mercado podem ser interligados com sistemas de controlo de acessos.
Ou seja podem estar conectados a sistemas de seguranças como barreiras, pilaretes / dissuasores, e torniquetes que impedem a entrada de pessoal não autorizado ao edifício.
Estes produto podem ser programados por forma a restringir não só à entrada da empresa como ainda zonas ou salas que estão restritas a algumas pessoas.
Desta forma para além de garantir a segurança da empresa conseguirá proteger os seus funcionários de potenciais intrusos.
Um ponto ainda mais recente e desenvolvido a pensar na situação pandémica que atravessamos é o relógio de ponto com medição de temperatura corporal.
Este equipamento mede a temperatura corporal dos funcionários sem necessidade de contacto e caso os funcionários se encontrem com uma temperatura acima do recomendado surge um aviso e o funcionário fica impedido de entrar no recinto da empresa.
Este equipamento garante a segurança da saúde dos demais colegas de trabalho e possíveis clientes.
Apesar de apontarmos estes três tópicos como as grandes vantagens do relógio de ponto é possível identificar dentro delas inúmeras vantagens e mais valias.
Não fique à espera contacte-nos e escolha qual o equipamento que vai servir melhor a sua empresa e a sua equipa.