Quando fazer a manutenção do Relógio de ponto
A manutenção do relógio de ponto é necessária, da mesma forma que o é em qualquer outro equipamento, uma vez que esta garante o bom funcionamento.
A frequência e a relevância da manutenção é bastante elevada por se tratar de um equipamento de uso diário e ter diversos utilizadores.
Acresce, ainda, ao ponto anterior a obrigatoriedade do registo de horas trabalhadas, o que incluí entradas, saídas e pausas.
O registo deve ser conservado durante 5 anos e estar disponível par a consulta. Devido à sua importância, que mais do que a praticidade do dia-a-dia responde também a uma imposição legal, a manutenção do equipamento garante o seu correto funcionamento, e por consequência o cumprimentos da legislação do trabalho.
A falta de cuidado frequente nos relógios de ponto podem levar a erros antigos e que comprometem toda a informação inserida no aparelho, e consequentemente pode colocar em causa todos os serviços que dele dependem bem como infringir a legislação.
Manutenção de relógio de ponto corretiva
Quando já foi identificado algum problema no equipamento, é necessário realizar a manutenção corretiva. O objetivo é corrigir falhas que estão a prejudicar o bom funcionamento do aparelho.
É importante lembrar que a manutenção do relógio de ponto deve ser feita por um profissional, e neste caso poderá ser alguém da empresa que perceba muito bem do funcionamento do equipamento ou, caso possível, deve recorrer à assistência pós-venda.
As manutenções ou atualizações feitas por profissionais não qualificados podem levar a erros críticos difíceis ou até mesmo impossíveis de reverter.
Quando realizar a manutenção nos relógios de ponto
Por ser um equipamento resistente e projetado para ser duradouro, os relógios de ponto não requerem, habitualmente, arranjos frequentes.
Contudo, é importante prestar atenção a alguns sinais que mostram a necessidade de fazer a manutenção:
–Falhas de comunicação:
Por vezes pode haver uma falha de internet ou de energia que interrompem a recolha de dados, ou que criam problemas de transmissão de dados com os outros ERP’s, ou até troca de horário, gerando problemas nos dados.
Assim, sempre que detetar alguma falha deste tipo é importante comunicar à equipa de suporte técnico da empresa que lhe forneceu o relógio de ponto, ou a uma equipa técnica qualificada.
–Quando o aparelho está lento ou dá indícios de problemas:
Se o relógio de ponto demorar para fazer a leitura biométrica ou do cartão RFID, se demorara a comunicar com os demais ERP’S, ou se não conseguir obter o comprovativo de registo de dados, é possível que exista algum problema pelo que é importante fazer uma manutenção.
Sabendo que não existe um prazo definido para as manutenções, para além de estar atento aos sinais até agora nomeados que podem ser indicativos de mau funcionamento, pode seguir a seguinte estratégia:
- Caso tenha uma empresa grande, com elevado fluxo de utilizadores a manutenção deve ser realizada a cada 3 meses
- Se tiver uma empresa pequena, com menos funcionários basta fazer a manutenção a cada 6 meses
É importante relembrar que a manutenção deve ser feita por uma equipa técnica especializada.
Importante: não realize manutenções com pessoas que não possuam conhecimento técnico para isso. Na intenção de consertar, pode-se agravar o dano ou afetar uma peça que estava em perfeito funcionamento.
Onde realizar a manutenção de relógio de ponto?
Por norma a maioria dos fornecedores disponibiliza uma equipa técnica que o pode ajudar a configurar to seu relógio de ponto, e que irá auxiliar sempre que precisa de fazer manutenção ao seu equipamento.
O mesmo acontece sempre que compra um equipamento INNUX, fundada em 2005, é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções de software e hardware profissional de gestão de Tempo, Espaço e Pessoas.
Na INNUX é oferecida assistência SEMPRE que você precisa, ONDE você estiver, bastando enviar um email ou ligar diretamente.
Caso o seu relógio de ponto não lhe ofereça esta assistência garanta que recorre a um técnico especialista para o efeito.