Afinal o que é assiduidade no trabalho e tem relevância para a minha empresa?
A assiduidade é um dos indicadores de produtividade e envolvimento mais importantes para uma organização. Quando ocorre a contratação de algum colaborador, é esperado que este se dedique a 100% e que desempenhe as suas funções de uma forma exemplar. Contudo, é normal que os níveis de produtividade fiquem comprometidos, devido a atrasos ou faltas. Ocorrerem momentos em que, por motivos de força maior, o funcionário acaba por chegar mais tarde ou até, mesmo não compareça no local de trabalho é, algo bastante frequente. Esta situação apenas se torna perigosa, quando estes acasos, começam a acontecer com uma frequência cada vez maior, deixando de ser uma exceção à regra.
Como tal, é perfeitamente compreensível que os gestores utilizem a assiduidade como um dos indicadores de desempenho e produtividade dos seus funcionários.
Mas, afinal, quem pode ser considerado como um colaborador assíduo? E, é possível fazer o controlo deste registo?
Se estas são dúvidas que gostaria de ver respondidas, continue a ler este artigo!
Antes de tudo, é necessário compreender a definição de assiduidade no trabalho.
Assiduidade no trabalho, o que é?
Segundo a definição no dicionário, este conceito significa cumprimento, compromisso e consistência. Ao aplicar esta definição no ambiente de trabalho, traduz-se num indivíduo que completa os seus objetivos e, que tem uma performance constante e confiável. Assim, podemos afirmar que a assiduidade aplicada no trabalho, demonstra o nível de compromisso que um colaborador tem com as suas tarefas, colegas e objetivos.
Mas, como saber se um profissional é assíduo?
Esta é uma pergunta que exige uma resposta que tem em conta duas perspetivas: a dos colegas e dos gestores de recursos humanos. Isto acontece devido aos níveis de proximidade existente entre estes grupos. Certamente será mais fácil para as equipas avaliarem e detectarem os níveis de assiduidade entre si, enquanto que esta é uma tarefa bem mais complexa para o departamento de recursos, pois tem de ter em conta uma série de diferentes setores.
No entanto, podem ser aplicadas diversas estratégias para proceder a esta análise. Podem ser realizados inquéritos de satisfação, com o objetivo de detectar áreas positivas e negativas, sendo que estes podem conter os seguintes exemplos:
-Compreenda se existe alguma sugestão em relação ao espaço física da empresa.
-Questionar sobre o relacionamento entre gestores e seus subordinados.
-Perguntar sobre fluxos de comunicação.
-Averiguar a carga de trabalho alocada.
-Incentivar à partilha de sugestões de melhoria.
A análise destes dados, irá permitir a criação de uma base sólida de informações que podem ser trabalhadas em prol da organização. Porém, esta é uma tarefa que pode ser considerada inviável, devido ao tempo que requer para a recolha, análise de dados e implementação de mudança. No entanto, este é pensamento desatualizado. Existem inúmeros softwares que permitem aos gestores, realizar todas estas tarefas de uma forma automática, simples e rápida.
Como posso fazer este controlo e registo?
O melhor investimento que pode fazer, é a aposta em relógios de ponto digitais, pois este tipo de sistema permite que o departamento de RH controle os registos de entrada e saída dos colaboradores, assim como, horas extras e dias de férias.
A possibilidade de conseguir armazenar estas informações, de forma segura e num só local, permite aos gestores fazer uma avaliação dos níveis de assiduidade dos profissionais, bem como o cálculo, do índice de faltas e atrasos.
Os relógios de ponto da InnuxTime conseguem ajudá-lo!
Software desenvolvido com base nos princípios da facilidade de utilização, eficiência e adaptabilidade. Mantém também uma base de dados que guarda informação tal como registos de colaboradores e número de horas trabalhadas.
Concluindo, à medida que os colaboradores vão efetuando as marcações nos relógios de ponto, o software vai acumulando esta informação, fornecendo um extenso conjunto de relatórios que podem ser visualizados no InnuxTime ou exportados para outras aplicações do sistema windows como word ou excel e aplicações de salários. Por outro lado ajuda a monitorizar as faltas dos colaboradores e ajudar no pagamento de salários.
Plug-in de Software PHC/Módulo de integração AIRC/Plug-in do Software Primavera/Plug-In SIGE
Estes Plug-ins são ferramentas de apoio à gestão, permitindo um controlo mais automatizado, claro e eficiente. Na sua base, permitem aos gestores, exportar ficheiros com tempos de remuneração, trabalho suplementar e faltas.
Utilidades:
-Importação de Funcionários.
-Importar Códigos de Ausência.
-Importar Férias e as Faltas.
-Interligação com as ferramentas do MS Office (Word, Excel e Outlook).
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